Cidades

Parceria entre faculdade e Defensoria busca traçar um diagnóstico da realidade habitacional de catadores em Itabuna

Divulgação
Iniciativa vai beneficiar categoria com projeto habitacional para famílias que não têm moradia digna  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/10/2021, às 21h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a finalidade de viabilizar o desenvolvimento de um diagnóstico da situação das moradias dos catadores de materiais recicláveis em Itabuna, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul tem atuado em parceria com a Unime, por meio do curso de arquitetura e urbanismo, e com a Defensoria Pública do Estado. Por conta disso, na última terça-feira (26) foi realizada uma assembleia com integrantes da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRRI).

A iniciativa teve apoio da defensora pública, Aline Müller. "Em diversas oportunidades, os catadores relataram à Defensoria Pública que vivem em imóveis precários, o que afeta as suas condições básicas de vida. Assim, a parceria com a Unime e o Cesol é uma  atitude muito importante para buscar concretizar o direito dos catadores à moradia digna, que é garantido a todos pela Constituição.", conclui a defensora pública.

Para o coordenador do Cesol, Thiago Fernandes, a união entre as instituições é fundamental para unir forças e ajudar os catadores. “É muito importante que estejamos juntos e agregando parceiros nessa luta que só tem a beneficiar os catadores de materiais recicláveis, categoria que é fundamental em nossa sociedade, mas que geralmente é invisibilizada. A economia solidária abraça essa causa e segue buscando apoio da sociedade civil para contribuir nesse processo.”, avalia.

A faculdade também cedeu espaço para realização da assembleia. O objetivo do Cesol é viabilizar, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unime, um projeto de moradia para as famílias de catadores que não têm moradia digna.

O Cesol

O Cesol Litoral Sul é um dos 15 equipamentos do governo do estado e integra a política pública de economia solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os Centros Públicos oferecem formações, assistência socioprodutiva e orientação a empreendimentos econômicos solidários no estado.

Leia também:

MC Poze é ameaçado por integrantes de facção criminosa de Salvador às vésperas de show; veja vídeo

Prefeito Bruno Reis anuncia fim da aferição de temperatura e distanciamento social em Salvador

Jovem de 18 anos é morta por traficantes no Planeta dos Macacos após deixar amiga em casa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp