Cidades

Moradores de Valença estão sem água há mais de uma semana

Imagem Moradores de Valença estão sem água há mais de uma semana
Problema foi causado por uma bomba quebrada na enchente  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/12/2013, às 08h54   Priscila Chammas


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Valença, no sul da Bahia, está sem água a cerca de uma semana. "Estou saindo pra tomar banho na casa de minha sogra, em Itaperoá", contou o morador Roberto Maia, que é dono do site Portal de Valença. O vice-presidente do DEM na Bahia, Heraldo Rocha, conta que foi procurado por diversos moradores do município para se queixar do problema. O ex-deputado estadual, cuja esposa é natural da cidade, promete acionar o Ministério Público caso a prefeitura não tome uma providência.


O Bocão News procurou o Serviço Autônomo de Água e  Esgoto (SAAE), órgão municipal que cuida do abastecimento, mas, por ser sábado, nenhum responsável se encontrava no local. A atendente de prenome Elisabeth explicou que a falta d´água começou depois da enchente causada pela chuva, no dia 28 de novembro. "O rio subiu demais, alagou tudo e queimou a bomba. Tivemos que esperar a enchente diminuir para consertar, e isso levou 24 horas", contou.

Segundo ela, o tempo que a bomba ficou quebrada foi suficiente para baixar sensivelmente o nível dos reservatórios da cidade, que não conseguiram mais se recompor devido à alta demanda dos moradores. Para amenizar o problema, a prefeitura está realizando "manobras de água", que consiste em desligar o fornecimento temporariamente em alguns bairros, para abastecer outros, invertendo o fornecimento em seguida.  A atendente garantiu ainda que nos próximos dias a situação irá se regularizar. 

Postada às 14h06 do dia 07 de dezembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp