Cidades

Bahia aparece como quinto estado com maior número de população em favelas no Brasil

Divulgação/ONG Viva RIo/Ilustrativa
O estado da Bahia acumula mais de um milhão de pessoas em situação comunitária, segundo dados do IBGE  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ONG Viva RIo/Ilustrativa

Publicado em 07/12/2022, às 08h14   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Diante do acúmulo do quarto maior número de habitantes do Brasil, o estado da Bahia figura no 5° lugar no quadro de população favelizada no país, isto é, de pessoas moradoras em favelas, de acordo com informações do jornal Correio. No geral, cerca de 1.059.838 habitantes do território baiano residem em comunidades, conforme dados pertencentes ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), integrantes da prévia do Censo de 2022.

Ciente da variedade da definição de “favela”, o IBGE intitula essas localidades como “aglomerados subnormais”, que necessitam ter um aspecto importante: a ocupação ilegal da terra. Vale destacar, no entanto, que os dados são um levantamento prévio, ou seja, não garante a determinação das extensões de cada favela de Salvador ou das outras cidades baianas onde têm essas estruturas urbanizadas. 

Há 12 anos, a Bahia ocupava o 4° lugar no quesito favelização. Na lista dos estados com mais pessoas residindo em favelas, São Paulo é líder com 2,081 milhões. Em seguida, ele é perseguido pelo Rio de Janeiro, que acumula 1,549 milhão de habitantes. O top 5 ainda acumula Amazonas e Pará, nas terceira e quarta colocações, respectivamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp