Cidades

Bahia registra quase 10 mil raios na primeira semana do ano; confira cidades

Reprodução/Instagram @eliasrosa
Cidades baianas registraram alta incidência de raios durante os primeiros dias de 2024  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @eliasrosa

Publicado em 06/01/2024, às 10h36   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O ano mal começou e algumas cidades do oeste da Bahia já registraram mais de 10 mil raios apenas nestes primeiros cinco dias. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a cidade que mais registrou as descargas elétricas foi Bom Jesus da Lapa, com 4.046.

Outros municípios como Barreiras, Ibotirama e Barra também registraram diversos raios. Apesar disso, não há registros de feridos, nem prejuízos.

Confira cidades com maior incidência em 2024:

- Bom Jesus da Lapa - 4.406 raios;
- Barra - 2.452 raios;
- Barreiras - 2.439 raios;
- Luís Eduardo Magalhães - 728 raios;
- Ibotirama - 305 raios.

A previsão para o oeste baiano nesta semana é de chuva, com possibilidades de raios e trovoadas. Ibotirama, Barreiras, Barra e Bom Jesus da Lapa estão com alerta de perigo para chuvas intensas. Espera-se que chuva 50 e 100mm/dia.

Apesar do cacau que vai cair, o calor continua nos municípios. A temperatura pode ultrapassar os 30ºC.

Como se proteger dos raios?

Segundo o INPE, a chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1 milhão. Entretanto, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados para evitar acidentes.

Se possível, não saia na rua ou não permaneça na rua durante tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; em grandes construções com estruturas metálicas; em barcos ou navios metálicos fechados; e finalmente em desfiladeiros ou vales.

Se possível, evite os seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios: pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas; estacionar próximo à árvores ou linhas de energia elétrica.

Também evite lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios: pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas; estacionar próximo à árvores ou linhas de energia elétrica.

É importante se manter longe de espaços como topos de morros ou cordilheiras; topos de prédios; áreas abertas, campos de futebol ou golfe; estacionamentos abertos e quadras de tênis; proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos e árvores isoladas; estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um raio esta prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp