Cidades

Temporal: Bahia registra mais de 500 mil raios nos últimos dois dias

Reprodução/Instagram Elias Rosa
Raios, trovoadas e relâmpagos assustaram moradores da Bahia nesta semana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram Elias Rosa

Publicado em 21/12/2023, às 17h48   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O temporal que atingiu a Bahia entre terça (19) e quarta-feira (20) fez com que o estado registrasse 502.068 raios, segundo informações do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE). 

Os raios foram vistos em diversas cidades baianas, como Alagoinhas, Salvador e Camaçari. Confome o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os moradores de Barreiras, no oeste baiano, presenciaram mais de 3 mil descargas elétricas no último domingo (17). Já em Ilhéus e Ipiaú, moradores registraram até queda de granizo.

Diante dos eventos climáticos, o Inmet emitiu um alerta laranja para 90% das cidades do estado até sexta-feira (22), indicando ventos intensos com velocidades variando entre 60 e 100 km/h. A capital baiana sofreu na noite da última quarta-feira (20) com alagamentos, quedas de árvores e estruturas.

Ainda de acordo com o Instituto, a previsão do tempo para esta sexta-feira é de muitas nuvens com possibilidade de chuva e trovoadas isoladas. A mínima deve ser de 24ºC e a máxima, 30ºC. Já para sábado (23) e domingo (24), a chuva deve dar uma trégua.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp