Cidades

Barragem de Iguá se rompe e deixa cidades de Itambé e Vitória da Conquista em alerta na Bahia

Reprodução/Google Maps
A prefeitura de Itambé anunciou o rompimento de uma barragem na noite de sábado (25)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Maps

Publicado em 26/12/2021, às 09h58   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Itambé, município do sul da Bahia, anunciou o rompimento de uma barragem com alto volume de água na noite de sábado (25). Pelas redes sociais, o alerta previa que uma forte enxurrada atingiria a região. A barragem fica do distrito de Iguá, em Vitória da Conquista, cidade distante cerca de 58 quilômetros.

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, monitorou a região para avaliar as consequências. Na página oficial, a prefeitura informou que uma força-tarefa foi organizada para vistoriar a região, principalmente na BR-116, na altura do Vale dos Quatis.

Leia mais: 

Cidade baiana em estado de emergência pelas chuvas fecha contratos milionários para fazer eventos

Sob chuva, Salvador registra dois desabamentos neste sábado

Sirenes são acionadas em bairros de Salvador em meio a forte chuva; veja lista

Ilhéus: Nível do rio sobe com as chuvas e peixes surgem em pista de aeroporto; assista

De acordo com a publicação, não houve feridos porque os moradores foram avisados sobre o risco de rompimento da barragem. "Tiramos todas as pessoas que estavam próximas do córrego e todas as medidas foram tomadas, e estamos prontos para dar total assistência aos moradores. Agora, é torcer realmente para que não quebre a estrada e não precise interditar a 116", disse Sheila Lemos.

VOLUME DAS ÁGUAS

O alerta sobre o rompimento da barragem de Iguá foi emitido pela prefeitura de Itambé porque o córrego da barragem atinge os rios que chegam ao município.

Os moradores foram avisados para deixar suas casas nas proximidades do rio Verruga, que já havia transbordado na madrugada de sábado (25) e alagado casas.

Até por volta das 3h de domingo, não havia informação sobre feridos ou pessoas desaparecidas na região de Itambé. A prefeitura e a Defesa Civil estão fazendo o levantamento dos estragos e dando assistência para as famílias desabrigadas.

A Bahia tem 19 cidades com comunidades embaixo da água, segundo o governo do Estado. Diversos estados e o governo federal enviam ajuda aos municípios, com bases de apoio e equipes de socorro, além de entrega de cobertores e alimentos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp