Cidades

Barragem transborda e ameaça romper em Vitória da Conquista

Barragem Nilo Coelho transborda após fortes chuvas na região - Reprodução/Blog do Sena
O rompimento da barragem pode afetar cidades próximas e importantes rodovias  |   Bnews - Divulgação Barragem Nilo Coelho transborda após fortes chuvas na região - Reprodução/Blog do Sena

Publicado em 25/12/2021, às 13h14   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

As fortes chuvas no sul da Bahia preocupam os moradores da região e o poder público. Após o rompimento da barragem do Quati, em Vitória da Conquista, agora outra barragem próxima à Serra do Marçal, conhecida como barragem Nilo Coelho, está transbordando e pode romper.

O cenário no local preocupa, perto da zona rural da cidade e também da BA-263. O rompimento impacta ainda na cidade de Itambé, onde desemboca o Rio Verruga, que já sofre com alagamento.

O volume de água cresceu não somente com as chuvas, mas foi intensificada justamente pelo rompimento da barragem do Quati.

No momento, a situação no local é monitorada pelo Governo do Estado, pela Secretaria de Infraestrutura, e pela Prefeitura.

Na manhã deste sábado (25), feriado de Natal, o governador Rui Costa (PT) anunciou a instalação de uma base de apoio no município de Ilhéus.

O objetivo é otimizar os esforços no sentido de ajudar as cidades que sofrem com fortes chuvas nas regiões Sul, Sudoeste e Extremo Sul. Ao menos 19 cidades estão sendo atingidas. Rui reuniu secretários, Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros com o objetivo de agilizar as primeiras ações, principalmente a recuperação de serviços essenciais.

A BR-415, a mais importante via que conecta Ilhéus à Vitória da Conquista, tem diversos pontos já interditados que complicam o transporte entre os municípios.

Desde o mês passado, cidades baianas sofrem com o impacto das chuvas. Ao menos 17 pessoas morreram em decorrência da questão climática na região.

Até a última quinta-feira (23), a Defesa Civil tinha contabilizado outros 278 feridos, 3.336 desabrigados e 11.217 desalojados (aqueles que tiveram que deixar as casas temporariamente). O número total de afetados já passa dos 378 mil.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Confira lista das cidades em situação de emergência:

Alcobaça
Amargosa
Amélia Rodrigues
Anagé
Andaraí
Apuarema
Baixa grande
Belmonte
Boa Vista do Tupim
Camacan
Canavieiras
Caravelas
Cocos
Conceição do Almeida
Encruzilhada
Eunápolis
Guaratinga
Iaçu
Ibicuí
Ibirapuã
Iguaí
Ilhéus
Ipiaú
Itabela
Itaberaba
Itabuna
Itacaré
Itagimirim
Itajuípe
Itamaraju
Itambé
Itanhém
Itapé
Itapebi
Itapetinga
Itaquara
Itarantim
Jaguaquara
Jequié
Jiquiriçá
Jucuruçu
Laje
Lajedão
Lençóis
Macarani
Maragogipe
Marcionílio de Souza
Mascote
Medeiros Neto
Mucugê
Mucuri
Mundo Novo
Mutuípe
Nova Viçosa
Novo Horizonte
Porto Seguro
Prado
Ribeira do Pombal
Ruy Barbosa
Santa Cruz Cabrália
Teixeira de Freitas
Teolândia
Ubaíra
Uruçuca
Vereda
Vitória da conquista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp