Cidades

BYD amplia investimentos em Camaçari e abre fabricação de baterias: 'A Bahia é o nosso coração'

Arte/BNews
Complexo de Camaçari passa a fabricar baterias veiculares da própria BYD  |   Bnews - Divulgação Arte/BNews
Matheus Simoni

por Matheus Simoni

matheus.simoni@bnews.com.br

Publicado em 07/04/2026, às 09h41



A BYD ampliou ainda mais a gama de investimentos na fábrica da montadora chinesa em Camaçari, na Bahia, e agora já passa a fabricar as próprias baterias dos veículos em solo brasileiro. A novidade foi anunciada pelo vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, durante evento realizado em São Paulo nesta segunda-feira (6). A cerimônia revelou dois novos lançamentos da marca no país: o Yuan Plus e a edição especial do Dolphin, o carro mais vendido da empresa no território brasileiro.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews
A Bahia é o coração do nosso investimento que realizamos no Brasil. Temos orgulho de anunciar que já ultrapassamos 50 mil carros fabricados em nossa fábrica na Bahia", disse Baldy durante o evento.

"Todo baiano e brasileiro celebra muito. É um carro por minuto, quase 800 carros por dia. Temos 3.500 colaboradores brasileiros que trabalham em nossa fábrica. 97% deles são baianos, quase 60% nascido em Camaçari", declarou.

Sobre a fabricação de baterias, nova modalidade instalada na fábrica de Camaçari, a BYD tem como objetivo nacionalizar toda a produção de carros no próprio Brasil. A iniciativa evita a dependência de peças, insumos ou qualquer tipo de tecnologia que seja importada de outro país. "Nessa nossa caminhada de investimentos em Camaçari, já começamos a fabricar nossa bateria Blade. É um sonho e um desejo para que a gente traga cada vez mais a nossa nacionalização, para que sejamos mais ágeis e competitivos", comentou o vice-presidente.

Nós fabricamos nossas próprias baterias e nós não dependemos de nenhum fornecedor para poder desenvolver o mercado de eletrificados em qualquer parte do mundo. Nós desenvolvemos a nossa própria tecnologia para poder produzir, fabricar e poder levar, em qualquer parte do mundo, inclusive no Brasil, nossos carros híbridos, que são plug-ins e chamamos de superhíbridos, ou os nossos carros 100% elétricos", pontuou Baldy.

Em 2025, a BYD ultrapassou a marca de 207 mil veículos em circulação no país. Na Bahia, a instalação da BYD aconteceu após saída da Ford em 2021, quando a montadora encerrou suas atividades em Camaçari após mais de duas décadas. O novo ciclo de investimentos conta com mais de R$ 5.5 bilhões aportados pela montadora chinesa.

A primeira fase da operação da BYD na cidade baiana foi inaugurada em outubro de 2025 e marcou o início da montagem local de veículos eletrificados da marca no Brasil. Desde então, a unidade já produz os modelos BYD Dolphin Mini, BYD King e BYD Song Pro.

A empresa também confirmou que o SUV híbrido Song Plus deverá entrar na linha de produção nacional nos próximos ciclos de expansão, que está na segunda fase. A capacidade da fábrica conta com planos de expansão para até 600 mil unidades anuais quando todas as etapas do projeto estiverem concluídas.

Nesta segunda-feira, a gigante chinesa lançou no Brasil o Dolphin Special Edition e uma nova versão do Yuan Plus, modelos que ganharam mais potência e novos designs. A convite da BYD, o BNews conferiu de perto os dois lançamentos direto de São Paulo

BYD
Yuan Plus e Dolphin Special Edition são lançados em evento em São Paulo (Foto: BNews)

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)