Cidades

Internet na Bahia pode sair do ar, de novo, após obra milionária em praia; entenda

Ilustração
Cabo submarino da Praia do Futuro corre risco de rompimento  |   Bnews - Divulgação Ilustração
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 29/09/2023, às 19h50 - Atualizado às 19h52


FacebookTwitterWhatsApp

Uma obra na Praia do Futuro, em Fortaleza, pode derrubar a internet na Bahia e no restante do Brasil. Tudo porque o Governo do Ceará planeja construir a maior usina de dessalinização de água do mar do país no local.

A construção da usina visa aumentar em 12% a oferta de água na Grande Fortaleza. A empresa vencedora da parceria público-privada investirá R$ 520 milhões na planta, além de R$ 2,5 bilhões para manutenção e operação por 30 anos. A obra tem previsão de início para 2024 e pode começar a operar em 2026. 

A capital concentra quase 100% do tráfego da internet do Brasil. Lá, inclusive, é o segundo maior hub de sistemas ópticos submarinos do mundo. Empresas de telecomunicação estão preocupadas sobre os possíveis impactos da usina nos cabos submarinos ancorados na praia.

Mapa dos cabos submarinos da Cirion.

Fortaleza é a cidade brasileira que recebe cabos de fibra ótica que garantem uma conexão rápida à internet diretamente da Europa. Caso os cabos se rompam, o país inteiro corre um grande risco de ficar com internet fora do ar ou bastante lenta.

Os cabos submarinos são essenciais para a transmissão de dados de telefone ou internet. Eles são colocados no relevo oceânico, entre estações terrestres, para transmitir sinais de telecomunicações através de trechos de mar.

Em março, a Bahia sofreu um problema semelhante com o rompimento de um cabo submarno da Telxius.  O caso foi revelado em primeira mão pelo BNews.

O Brasil atualmente conta com 15 cabos submarinos. O site BNamericas publicou em 2021 um mapa que mostra todas as conexões na América Latina.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp