Cidades

Chuva intensa deve atingir 122 cidades baianas, alerta Inmet

Dinaldo Silva/BNews
Chuva deve cair em Salvador a partir da próxima quinta-feira (14)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 12/03/2024, às 22h27   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de chuva intensa para 122 cidades baianas. A previsão é de que chova entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em Salvador, a expectativa é que chova a partir da próxima quinta-feira (14).

A frente fria é resultado de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma zona de baixa pressão formada por nuvens na Linha do Equador e associada a áreas de tempo instável nas regiões Norte e Nordeste.

A orientação é que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A recomendação também é de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira lista de municípios com alerta de chuva intensa:

Abaré; Alcobaça; Anagé; Arataca; Barra do Choça; Belmonte; Belo Campo; Caatiba; Camacan; Canavieiras; Cândido Sales; Caraíbas; Caravelas; Casa Nova; Condeúba; Cordeiros; Curaçá; Encruzilhada; Eunápolis; Firmino Alves; Guajeru; Guaratinga; Ibicuí; Ibirapuã; Itabela; Itagimirim; Itaju do Colônia; Itamaraju; Itambé; Itanhém; Itapebi; Itapetinga; Itarantim; Itororó; Jacaraci; Jandaíra; Jucuruçu; Jussari; Lajedão; Licínio de Almeida; Macarani; Maetinga; Maiquinique; Mascote; Medeiros Neto; Mortugaba; Mucuri; Nova Canaã; Nova Viçosa; Pau Brasil; Piripá; Planalto; Porto Seguro; Potiraguá; Prado; Presidente Jânio Quadros; Ribeirão do Largo; Santa Cruz Cabrália; Santa Cruz da Vitória; Santa Luzia; São José da Vitória; Sebastião Laranjeiras; Teixeira de Freitas; Tremedal; Una; Urandi; Vereda e Vitória da Conquista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp