Cidades

Chuvas na Bahia foram as mais intensas do mundo em dezembro; veja números

Eduardo Anizelli/Folhapress
As chuvas na Bahia castigaram diversos municípios, como Itamaraju, que registrou a maior precipitação do mês no Brasil  |   Bnews - Divulgação Eduardo Anizelli/Folhapress

Publicado em 29/12/2021, às 16h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As fortes chuvas que atingem o sul e sudoeste da Bahia foram as mais intensas do mundo nos últimos 30 dias. A informação é do site MetSul Meteorologia, que fez um levantamento nos dados de monitoramento global de precipitação da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a agência climática do governo dos Estados Unidos.

O mapa de anomalia de precipitação entre 24 de novembro e 24 de dezembro revela que em áreas do Sudeste Asiático, perto da Indonésia e Papua Nova Guiné, houve grandes desvios positivos de chuva resultantes do fenômeno La Niña que desloca águas mais quentes para a região. As anomalias de chuva na Bahia, no mapa, entretanto, são maiores em dimensão geográfica e volumes.

Dados históricos de estações do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que jamais houve chuva tão volumosa nesta época do ano com marcas acima dos padrões históricos de dezembro.

O município de Itamaraju, no sul da Bahia, é o que registra os maiores índices de precipitação neste dezembro no Brasil com 769,8mm de chuva. A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A marca é cinco vezes a média de precipitação do mês de 148,0mm.

Leia mais: Quatro municípios baianos sinalizam perdas de vacinas por causa das chuvas

João Roma recebe nova determinação de Bolsonaro sobre caos na Bahia

Rui Costa fala em 'eleger prioridades' para reconstruir cidades; assista

Milhares de afetados

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta terça-feira (28), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 34.163 desabrigados e 42.929 desalojados. O total de feridos permaneceu em 358. Mais de 470 mil (471.786) pessoas foram afetadas.

Também foi confirmada a 21ª morte: um rapaz de 19 anos, que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite da segunda-feira (27), e acabou se afogando. Os municípios com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp