Cidades

Rui Costa fala em 'eleger prioridades' para reconstruir cidades; assista

Camila Souza/GOV-BA
Além de eleger prioridades para reconstruir cidades, o governador voltou a cobrar atuação do governo federal  |   Bnews - Divulgação Camila Souza/GOV-BA

Publicado em 29/12/2021, às 16h13   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta quarta-feira (29) que será necessário "eleger prioridades" para reconstruir as cidades atingidas pelas chuvas no estado. As chuvas atingiram cem cidades. Ao menos 21 pessoas morreram, outras 350 estão feridas e mais de 60 mil estão desabrigadas.

"Nós vamos ter, em cada município, que ir elegendo as prioridades, porque se esse conjunto de infraestrutura levou, às vezes, 50 anos para ser construído e a água levou tudo de uma vez, não vai ser em três meses, seis meses, que nós vamos reconstruir tudo", afirmou o governador.

Costa afirmou que está conversando com os prefeitos para que cada um determine as prioridades urbanas e rurais. O governador também falou sobre a necessidade de ação de todas as esferas na reconstrução das cidades. "Espero que cada um faça sua parte para que, nos próximos dias, semanas e meses, a ajuda chegue, porque aqui moram 15 milhões de brasileiros, iniciando pelas estradas federais", disse.

A fala de Costa foi durante a viagem pelas regiões afetadas. Ele destacou que há um rompimento na estrada BR-330, que dificulta a chegada de donativos. No município de Ipiaú, um centro de apoio regional está distribuindo donativos à população.

Leia mais: De férias, Bolsonaro reage à críticas por estar longe da Bahia

Férias de Bolsonaro durante caos na Bahia constrange aliados; veja críticas

Mais de 2.000 pessoas estão desabrigadas em Itambé após chuvas e população ribeirinha é evacuada

Em Ibirataia, 50 casas serão construídas em apoio aos atingidos pelas chuvas. As obras serão em um terreno do governo do estado, e o objetivo principal é retirar moradores de habitações precárias em áreas ribeirinhas.

De acordo com o governador, foi sugerido à prefeitura da cidade um mutirão para que "as pessoas tenham, o mais rápido possível, uma casa digna". O município também receberá retroescavadeiras para ajudar na recuperação das estradas da região.

ONU cita urgência e pede esforço para salvar vidas na BA

O sistema da ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil emitiu um posicionamento ontem em que ressalta a "urgência da situação" nas cidades da Bahia destruídas pelas chuvas e pediu que os poderes públicos adotem "todos os esforços o mais rapidamente possível" para salvar vidas e reconstruir os municípios.

A ONU se solidarizou com as famílias afetadas. "O Sistema ONU no Brasil acompanha com preocupação e tristeza a situação na região sul da Bahia, que enfrenta o maior nível de precipitação de chuvas para o mês de dezembro dos últimos 32 anos, e presta solidariedade a todas as vítimas e suas famílias", escreveu o órgão.

Adiante, ressaltou a urgência da situação. "A ONU e as suas agências, fundos e programas no Brasil alertam para a urgência da situação e para que os diferentes níveis de poderes públicos adotem todos os esforços o mais rapidamente possível para salvar vidas e reconstruir as cidades e moradias destruídas".

Enquanto isso, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), passando suas férias em Santa Catariana, disse que espera "não ter de voltar" antes do previsto". Ministros foram enviados à região - já Bolsonaro, nos últimos dias, saiu para pescar e passeou de moto aquática com sua filha.

Após críticas por manter as férias, o presidente postou hoje de manhã, nas redes sociais, vídeo de helicóptero com mantimentos. As imagens têm duração de 11 segundos e não detalham onde a gravação foi feita nem quando.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp