Cidades

Comunidades acadêmicas solicitam a Bruno e Jerônimo tombamento de obras de artista plástico baiano

Divulgação / ALB
O artista plástico é integrante da chamada segunda geração modernista da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação / ALB

Publicado em 26/03/2023, às 10h51   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A comunidade da Escola de Belas Arte da Universidade Federal da Bahia (UFBA), assim como de outras unidades acadêmicas, solicitou ao prefeito Bruno Reis (União) e ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) o tombamento das mais importantes obras do artista baiano de Rio de Contas, Juarez Marialva Tito Martins Paraiso. Um abaixo-assinado foi criado para que a solicitação ganhe mais força.

As unidades acadêmicas são representadas por membros de diretorias, congregações, departamentos, corpos docentes e professores aposentados, alunos, ex-alunos e funcionários, bem como acadêmicos, artistas plásticos, profissionais liberais, intelectuais, admiradores e amigos de Juarez Marialva.

Integrante da chamada segunda geração modernista da Bahia, Professor Emérito da UFBA, membro da Academia de Letras da Bahia, da Academia Brasileira de Ciências e da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Juarez Marialva é soteropolitano por vivência e dedicação de toda a sua obra a Salvador.

As criações do artista se concentram em edificações públicas e privadas, como também em vias urbanas da capital baiana. Juarez Paraíso dedicou sua vida e seu múltiplo talento às artes em geral, principalmente como desenhista, pintor, gravador, escultor, muralista, mosaicista, fotógrafo, cenógrafo, crítico de arte.

“O tombamento de suas obras torna-se, portanto, imprescindível e uma garantia da perenidade de suas criações, as quais engrandecem e dignificam o patrimônio artístico e cultural da Bahia”, pontuam os criadores do abaixo-assinado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp