Cidades

Em 7 meses, Embasa tem 406 notificações da Prefeitura por prejuízos causados em vias públicas; empresa responde

Divulgação/prefeitura
Embasa esclareceu as notificações recebidas e garantiu que todas são devidamente recepcionadas  |   Bnews - Divulgação Divulgação/prefeitura
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 20/07/2023, às 20h48 - Atualizado às 20h49


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Vitória da Conquista enviou 406 notificações à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), entre janeiro e a primeira semana de julho de 2022, referentes a diversos danos causados nas superfícies das vias públicas da cidade por conta de inervenções nas redes de água e esgoto.

Entre todos os danos, extravasamento de poços de visita (PV’s), vazamentos nas redes e ramais, buracos no entorno das tampas dos PV’s e danos diversos causados à pavimentação asfáltica são os mais citados.

O Governo Municipal é responsável pela manutenção das vias públicas e tem investido na manutenção desse pavimento. Já o trabalho de fiscalização fica por parte do Executivo Municipal, também se torna importante, a fim de oferecer uma melhor mobilidade à população.

Das 406 notificações registradas pela Prefeitura, 19% foram respondidas pela Embasa, ou seja, 81% permanecem sem resposta. Segundo dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a média do tempo utilizado pela empresa para fornecer respostas às notificações é de 62,85 dias.

"O que a gente percebe, por mais que haja uma relação muito positiva com os gestores da Embasa em Conquista, é um descaso da empresa com a cidade. Isso vem gerando uma série de prejuízos, principalmente no que diz respeito às vias do município", observa o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.

Segundo o titular da Seinfra, o trabalho de fiscalização vai continuar e, se necessário, será reforçado por outros meios. "A gente vem cobrando da Embasa e notificando. Caso a situação perdure, com certeza nós iremos adotar medidas mais drásticas", informa Yoshiura.

A equipe do BNews procurou a Embasa, que divulgou uma nota esclarecendo as denúncias. Segundo a assessoria da empresa, apenas 3% das notificações, 91, são referentes a recomposição de pavimento inacabada ou mal executada onde ocorreram intervenções.

"Outras 115 são danos no entorno dos poços de visita (PV) ocasionadas, muitas vezes, pelo rompimento do asfalto por diversos fatores como tráfego de veículos pesados, ligações clandestinas de águas pluviais na rede coletora de esgoto e ausência de drenagem pluvial em muitos logradouros", explicam.

O restante, 200, se referem a pedidos de correção de vazamento na rede distribuidora, extravasamento de esgoto e substituição de tampas de PV. "Todas as notificações são devidamente recepcionadas, sendo que as pendências de atendimento são cobradas da contratada executora dos serviços de redes e ramais dentro dos termos contratuais", continuam.

"Para garantir que o atendimento às notificações da Prefeitura siga sendo realizado com a brevidade necessária, a Embasa reforçará a cobrança junto à empreiteira contratada para a execução dos serviços com a qualidade e celeridade esperados pela população", finaliza a nota.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp