Cidades

Esgoto corre a céu aberto em praia; moradores e veranistas reclamam

Montagem BNews
O esgoto foi lançado na praia da Gamboa, localizada em Mar Grande, Itaparica  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 03/01/2022, às 11h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Veranistas e moradores da praia da Gamboa, localizada em Mar Grande, em Itaparica, denunciam que uma estação de bombeamento de esgoto da região parou de funcionar e que os dejetos foram lançados no mar. A situação pôde ser presenciada por pessoas que caminhavam pela faixa de areia na véspera do Ano Novo.

Ao BNews, um leitor enviou um vídeo onde é possível ver que uma água jorra de uma tubulação e que o líquido vai de encontro às ondas. Nas imagens é possível ver também uma família se refrescando a poucos metros dali.

“Imagine isso na noite da virada e com a praia cheia de famílias comemorando um fim de um ano difícil e renovando a esperança para o ano de 2022. A situação de mau cheiro e a praia poluída estragou a nossa noite de Réveillon e, por pelo menos por mais três ou quatro dias, as praias ficaram impraticáveis de serem usadas”, relatou um morador.

Em nota, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) informou que as quedas de tensão no fornecimento de energia pararam as bombas da estação elevatória da Gamboa, em Mar Grande.

“As quedas de tensão ocorreram nos dias 29/12, 01/01 e 02/01 e travaram o circuito que põe as bombas para funcionar no automático, quando a tensão volta ao normal. Assim que o extravasamento foi detectado, técnicos da Embasa acionaram as bombas da elevatória manualmente, resolvendo o problema”, disse a empresa em nota.

“Vale ressaltar que a Embasa adquiriu grupos geradores para as elevatórias da Gamboa e da Ilhota, em Mar Grande, desde 2020, mas não conseguiu instalá-los por causa de entraves colocados pela Associação Amigos de Mar Grande em relação à locação das construções de alvenaria necessárias para abrigar os geradores. Com os geradores em funcionamento, quedas de tensão no fornecimento de energia não iriam parar as bombas das elevatórias”, diz outro trecho do comunicado.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp