Cidades

Família denuncia atraso em cirurgia de drenagem renal para idoso oncológico em Feira de Santana

Reprodução/ Vídeo
O idoso tem câncer de próstata e está em tratamento há mais de seis anos. Além disso, também possui diabetes, hipertensão e transtorno de ansiedade. C  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo

Publicado em 14/11/2024, às 20h37   Marcos Valentim/ BNews



A família do idoso Luiz Ferreira Santana, de 75 anos, procurou o BNews para fazer uma denúncia. De acordo com eles, Luiz, que está internado desde 02 de novembro no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), em Feira de Santana, estaria com um procedimento de drenagem renal em atraso.

Luiz, que tem câncer de próstata e está em tratamento há mais de seis anos, possui diabetes, hipertensão e transtorno de ansiedade. Com a saúde já fragilizada, o idoso foi para a unidade de saúde após ser informado que o hospital realizaria o procedimento, de modo que chegou até a ser colocado em pré-operatório, mas a intervenção não foi realizada.

Segundo Marta Santana, filha de Luiz, a família foi surpreendida ao ser informada, após o adiamento, que o idoso agora dependeria da fila de regulação para realizar a drenagem renal. “Meu pai foi internado andando, e agora, depois de mais de uma semana, está debilitado. Ele necessita de uma drenagem para tratar um abscesso no rim, mas o procedimento foi postergado, e agora ele aguarda pela regulação”, relata.

Para a família, o quadro de Luiz se agrava a cada dia, e eles temem que a espera prolongada comprometa ainda mais a saúde do idoso. “É um paciente idoso e fragilizado, e estamos buscando uma solução urgente para que ele possa receber o atendimento necessário”, apela a filha.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) que, por meio da sua Assessoria de Comunicação, disse que “está em busca de um serviço de saúde adequado ao perfil do mesmo em uma unidade pública, filantrópica ou privada”. Confira a nota na íntegra:

"Em 2024, a Central Estadual de Regulação já atendeu mais de 263 mil pacientes, registrando uma taxa de resposta de 99,27% às solicitações feitas por unidades de saúde nos 417 municípios da Bahia. O caso do paciente está sob avaliação da equipe de médicos reguladores da Central, que está em busca de um serviço de saúde adequado ao perfil do mesmo em uma unidade pública, filantrópica ou privada".

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp