Cidades

Força-tarefa estadual resgata vítimas e distribui alimentos e remédios em cidades baianas afetadas pela chuva

CBMBA/ GOVBA e GRAER/ PMBA
Já são 25 cidades em situação de emergência  |   Bnews - Divulgação CBMBA/ GOVBA e GRAER/ PMBA

Publicado em 11/12/2021, às 13h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma força-tarefa composta por cerca de 80 militares do Corpo de Bombeiros e 37 alunos e instrutores de cursos de salvamento está atuando nos resgates de vítimas e no apoio às comunidades no Extremo Sul e em outras regiões da Bahia atingidas por temporais.

Já são 25 municípios em situação de emergência, segundo os decretos homologados e publicados no Diário Oficial. Comida, água, medicamentos e outros itens estão sendo levados prioritariamente para moradores de 13 cidades.

De acordo com o governo estadual, nas últimas horas, os militares analisaram o estado de uma ponte em Itamaraju e atenderam ocorrências de desabamento em Várzea Alegre e Novo Prado, município de Prado.  Recebem prioridade no atendimento gestantes e pessoas com comorbidades, em especial aquelas que fazem tratamento de hemodiálise.

Na cidade de Jucuruçu, a população ajudou a improvisar acessos para as viaturas distribuírem cestas básicas. "Seguimos ao lado da população nesse momento difícil. Permaneceremos com reforço do efetivo por tempo indeterminado", afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os municípios afetados no extremo sul são: Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçú, Medeiros Neto, Mucuri, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda. No sul são: Mascote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Belmonte. Em outras regiões, tem também Apuarema, Conceição do Almeida, Caetanos, Encruzilhada, Ibicuí, Ipiaú, Itambé, Itaquara, Jequié e Macarani.

Ajuda aérea

Helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia - Graer também estão ajudando na força-tarefa e, na sexta-feira (10), fizeram sobrevoo nas áreas alagadas para monitorar o alcance das inundações. Eles decolam da base montada em Itamaraju, onde estão centralizadas as operações das forças de segurança.

Um dos helicópteros foi transportou para Jucuruçu bombeiros militares e artigos de primeira necessidade, a exemplo de alimentos e fraldas. As condições meteorológicas continuam problemáticas, o que limita a atuação em alguns momentos do dia.

Estradas

Os veículos voltaram a circular no KM 10 da BA-284, próximo ao acesso do distrito de São Paulino, entre o entroncamento da BR-101, em Itamaraju, e o distrito de Alho. No entanto, os serviços de restauração da pista, que rompeu com as fortes chuvas, continuam sendo feitos na rodovia.

Uma equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura começou neste sábado (11) um trabalho para dar condições de trafegabilidade a outro ponto da BA-284. Os serviços de manutenção no KM 17, em que a pista também cedeu devido às chuvas, iniciaram com a chegada dos equipamentos, como escavadeiras. O trânsito no local está interrompido e será liberado após a conclusão dos trabalhos.

Na BR-489, no trecho entre Itamaraju e Prado, o tráfego nos KM 02, 13 e 15 da rodovia ainda está interditado por causa do rompimento da pista. Saindo de Prado, as máquinas que farão a requalificação da via devem chegar até o final da tarde deste sábado ao local. A obra começará do KM 15 e, em seguida, irá em direção aos KM 13 e 02.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp