Cidades

Governo da Bahia intensifica força-tarefa para identificar origem de óleo nas praias

Divulgação/GOV-BA
Material será analisado para descobrir se são de um novo vazamento ou, ainda, resquício do derramamento de óleo que atingiu a costa nordestina em 2019  |   Bnews - Divulgação Divulgação/GOV-BA
Lindaura Berlink

por Lindaura Berlink

[email protected]

Publicado em 15/09/2023, às 20h48 - Atualizado às 21h23


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo da Bahia intensificou, nesta sexta-feira (15), os esforços para identificar a origem da contaminação do óleo que voltou a aparecer nas praias de Salvador e de outras cidades baianas.

Durante a manhã, uma equipe formada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizaram um sobrevoo às praias dos municípios atingidos para avaliar a real dimensão das manchas de óleo.

As praias que foram detectadas manchas de óleo são de cinco municípios do estado: Salvador, Cairu, Jaguaripe, Vera Cruz e Valença. 

Segundo o secretário da SEMA, Eduardo Mendonça, a ação também tem como objetivo mostrar a retomada da parceria entre o Governo Federal, o Governo Estadual e Governos Municipais na tentativa de acionar e minimizar os maiores danos possíveis.

"A gente acredita, não tem informações detalhadas de que a origem não seja do mesmo material de 2019, mas a gente está vendo resíduos de várias estruturas, densidades e condições físico-químicas diferentes, então vamos trabalhar isso da melhor forma", assegurou o secretário.


Já durante à tarde, a mesma equipe participou de uma reunião com o Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, Comandante do 2º Distrito Naval, onde foi apresentado um panorama da área costeira da região.

Segundo o Comandante, A Marinha do Brasil está acompanhando, desde o início, o incidente de aparecimento de óleo em praias do litoral da Bahia.

"O Comando do 2º Distrito Naval, juntamente com a Capitania dos Portos da Bahia, mobilizou meios e pessoal, desde o dia 10 de setembro, para a coleta de amostras e levantamento de dados. Hoje, fizemos uma reunião muito proveitosa com o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia para apresentarmos as ações da Marinha, planejarmos os próximos passos e reforçar o trabalho conjunto", disse.

Como encaminhamentos da reunião, ficou definida uma inspeção capitaneada pela Marinha do Brasil, juntamente com técnicos da Sema, objetivando coleta de material para analisar se os fragmentos são provenientes de um novo vazamento ou descarte de óleo no mar ou, ainda, resquício do grande derramamento de óleo que atingiu a costa nordestina no ano de 2019.

Participam das ações, além da Sema e do Inema, a Marinha do Brasil, Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Saúde, Prefeituras de Cairu, Valença, Jaguaripe, Salvador e Vera Cruz.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp