Cidades

Inquérito é instaurado para apurar acidente entre duas lanchas em Boipeba

Leitor BNews
Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) referente à habilitação do marinheiro envolvido no acidente das lanchas foi apreendida  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 03/01/2024, às 18h47 - Atualizado às 20h11   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) emitiu uma nota, nesta quarta-feira (3), afirmando que foi instaurado um inquérito para apurar o acidente entre duas lanchas em Boipeba, em Cairu, na Bahia, no último dia 29, que ocasionou na morte de dois turistas que passavam férias no local.

Também no comunicado, a CPBA afirmou que apreendeu a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) referente à habilitação do marinheiro envolvido que conduzia a lancha envolvida no acidente, identificado como Aldair do Rosário Amor Divino. (Leia a nota completa abaixo)

Ainda nesta quarta-feira (3) a Justiça decretou a prisão do marinheiro. No acidente, a bióloga Laryssa Galantini, 35 anos, e o advogado Mário Cabral, 34 anos, foram resgatados já sem vida.

O caso aconteceu em um passeio num trecho conhecido como Rio do Inferno, por volta das 15h30, no último dia 29. Uma delas fazia a travessia Valença-Boipeba, enquanto a outra vinha no sentido contrário, fazendo um passeio de volta à ilha.

De acordo com a empresa Transportes Datolli Ltda, proprietária da lancha onde estavam as vítimas, o acidente aconteceu nas imediações do Encantado, no local conhecido como Cruzinha. A colisão na lancha da Datolli XII foi tão impactante que partiu a embarcação ao meio.

O marinheiro da empresa que trabalha há mais de 20 anos com condução de embarcações ficou ferido e foi hospitalizado em uma unidade de saúde da região. Já o condutor da embarcação que causou o acidente fugiu do local sem prestar socorro às vítimas, mas, foi preso em flagrante pela polícia. Ele estava bêbado, segundo a Polícia Civil.

Leia a nota completa

"Sobre o acidente ocorrido em Boipeba (BA), no dia 29 de dezembro de 2023, que ocasionou a morte de duas pessoas após o abalroamento de duas embarcações, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) informa que foi instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas do acidente, com prazo de 90 dias, e posterior envio ao Tribunal Marítimo.

A CPBA também apreendeu a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) referente à habilitação do Sr. Aldir do Rosário Amor Divino, de acordo com o inciso I do artigo 16, combinado com o parágrafo único do artigo 21, ambos da Lei nº 9.537/1997, que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências, somados ao artigo 29 do Decreto nº 2.596/1998, que regulamenta a Lei nº 9.537/1997 e estabelece que as medidas administrativas serão aplicadas pelo representante da autoridade marítima, por meio de comunicação formal, ao autor material".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp