Cidades

Mais de 50% dos brasileiros acreditam que o país é racista; confira números

Reprodução/Agência Brasil
Mais da metade dos brasileiros ouvidos pelo Datafolha acreditam que maior parte da população é racista  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil
Cadastrado por Maurício Viana

por Cadastrado por Maurício Viana

[email protected]

Publicado em 20/11/2024, às 11h11 - Atualizado às 13h01



Para 59% dos brasileiros, a maior parte da população é racista. Os dados foram apontados pela pequisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (19).

O instituto questionou a 2004 pessoas acima de 16 anos em 113 municípios sobre qual parcela da população discrimina os negros pela cor de pele. Segundo o levantamento, 59% apontam que a maioria é racista, 5% dizem que todos são racistas, enquanto 30% acreditam que uma menor parcela da população é racista e 4% consideram que ninguém é racista.

A pesquisa também constatou que 74% das mulheres ouvidas acreditam que todos ou a maior parte dos brasileiros são racistas, ao passo que 53% dos homens partilham da mesma opinião.

Para 45% dos entrevistados, a discriminação racial cresceu nos últimos anos, enquanto 35% acham que tudo permaneceu igual e 20% creem que o racismo tenha diminuído.

O estudo também sinaliza que: 54% dos pretos ouvidos consideram que a discriminação racial cresceu. Já para os brancos, esses números registram 37%, enquanto 56% dos pretos relatam sofrer mais discriminação, 17% dos pardos denunciam as injúrias. Mas também tem um fato que vale ser destacado na pesquisa: 7% dos brancos afirmam ser discriminados. O levantamento foi feito em todo o país entre os dias 5 e 7 de novembro.

O racismo é crime inafiançável e imprescritível e em seu combate, a Bahia tem investido para a criação de uma Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes por Discriminação e Intolerância Racial e Religiosa (Decrin), que terá sede em Salvador.

Em entrevista ao BNews, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, acredita que a medida poderá influenciar para que o resto do país se engaje para criar um modelo de defesa ao combater crimes dessa ordem.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp