Cidades

Moradores de Vilas de Abrantes relatam sufoco com ônibus: "Quebrando e caindo aos pedaços"

Arquivo pessoal / André Ricardo
Moradores passam sufoco com ônibus após quebra constante do transporte  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal / André Ricardo
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 20/03/2023, às 11h35


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores de Vilas de Abrantes, da região Solar da Costa, Camaçari, enfrentam dificuldade para seguir suas rotinas pela manhã. Quem usa o transporte público na região metropolitana de Salvador se queixa do estado dos ônibus que trafegam na localidade.

foto
Arquivo pessoal / Ricardo André

Em dois dias consecutivos, a linha que faz o trajeto Solar da Costa x Estação Aeroporto quebrou, por volta das 6h40 na região e alguns dias depois o problema persistiu. Os moradores alegam que os ônibus estão parecendo "sucatas".

Segundo relato da população ao Bnews, no dia 09 de março o transporte não saiu do primeiro ponto e a justificativa foi que "as rodas estavam travadas". Já no dia seguinte, chegou a sair, mas minutos depois em um grupo de whatsapp os moradores informaram que o ônibus estava novamente quebrado, deixando quem iria trabalhar "na mão".

Em um grupo de whatsapp, uma moradora pede apoio dos demais para cobrar uma solução da Agerba. "Pessoal, temos que ligar para a Agerba para reclamar, pois já é a segunda vez consecutiva que o ônibus quebra e temos que nos virar. Ônibus caindo aos pedaços, sucatas", escreveu indignada.

print

E novamente a história se repete, na manhã desta segunda-feira (20) o transporte quebrou durante o trajeto e os passageiros precisaram ser transferidos para outros ônibus que fazem o mesmo percurso.

O Turismólogo André Ricardo, morador da região, questiona o uso dos ônibus e os considera velhos. "É lastimável os ônibus velhos que agerba vem permitindo empresas colocarem para fazer as linhas, principalmente para região de Vilas de Abrantes. Num intervalo de 15 dias já aconteceram 3 quebras de ônibus saindo do Solar Da Costa. As prefeituras de Camaçari e Lauro de Freitas, deveriam adotar a mesma atitude da prefeitura de Salvador. Exigir ônibus novos e de qualidade para servir a população", relatou ele.

Ricardo ainda contou outra experiência recente que vivenciou no transporte. "Neste último sábado peguei um ônibus desta mesma empresa, porém saindo do centro de Abrantes, num certo momento da viagem, começou a chover. Acredite dentro do ônibus, na parte da frente parecia que tinha uma cachoeira", disse o morador.

Ao Bnews, a Agerba informou que todo transporte metropolitano passa por vistoria. “Todos os veículos que compõem o sistema de transporte metropolitano passam por vistorias periódicas. O tempo entre as vistorias variam de acordo com a idade do veículo. Tais vistorias são realizadas por empresas terceirizadas, com o intuito de verificar as condições do veículo e necessidade de manutenção, assim como permitir ou não que o mesmo permaneça prestando serviço. Caso a fiscalização da Agerba flagre empresas operando com veículos sem condições de trafegabilidade, a empresa é autuada e o veículo retirado de circulação”, disse em nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp