Cidades

Moradores reclamam de suposta substância tóxica na Chapada Diamantina; prefeito se manifesta

Leitor BNews
Substância tem incomodado principalmente moradores de um condomínio, que pedem socorro  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 25/08/2023, às 10h47


FacebookTwitterWhatsApp

Após anos de incômodo com a poeira vermelha proveniente de uma estrada vicinal que passava nos arredores do Condomínio Bonanza, no bairro Cidade de Deus, em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, moradores do local acreditavam que a chegada do asfalto seria um alívio. No entanto, a empolgação transformou-se em desapontamento quando se descobriu que o novo asfalto era, na verdade, asfalto fresado, conforme relato de denunciantes. Contrariando as expectativas, a obra, que deveria beneficiar a comunidade local, teve o efeito contrário.

Assista:

De acordo com os denunciantes, agora, a poeira, que antes já incomodava, ganhou uma nova cor e, pior ainda, tornou-se tóxica. A substância, que vem invadindo os lares dos moradores, tem exigido limpezas frequentes ao longo do dia. A situação é ainda mais grave para crianças e adultos que enfrentam frequentes crises respiratórias.

“Depois de muito pedir para que o prefeito calçasse a rua, soubemos que ele iria jogar uma borra de asfalto na intenção de melhorar a estrada. A obra que o prefeito disse que era uma conquista para beneficiar os condôminos, piorou 100 vezes mais. A poeira mudou de cor e agora é tóxica”, afirmou a confeiteira Cátia Ribeiro, uma das moradoras do Condomínio Bonanza.

Cátia, que trabalha em casa com a produção de bolos e doces personalizados, relatou as dificuldades que vem vivenciando em seu negócio e também com a saúde do seu filho, de 8 anos. “Teve dias que até deixei de pegar encomenda porque tinha que fazer faxina na casa, pois meu filho está com alergia. Ele já tinha rinite e depois desse pó agora também tem sinusite e está cada dia pior”, contou a moradora ao BNews.

“Troco os lençóis das camas duas vezes por semana e mesmo assim sinto que estão com pó. Mal posso abrir as janelas da casa para arejar, pois o pó entra e quando venta, enche a casa de terra. A situação está bem crítica mesmo”, lamentou a denunciante.

Outra moradora, que não quis se identificar, considerou a obra como uma tragédia anunciada. “Há um tráfego intenso de caminhões em alta velocidade no local, correndo o risco de invadir nossas casas”, disse. “Já recorremos através das redes sociais chamar a atenção das autoridades municipais, porém as mesmas se mantêm omissão diante do nosso pedido de socorro”, informou à reportagem.

Prefeitura

Através das redes sociais, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), chegou a afirmar que a obra seria mais uma conquista para a cidade. "Nós estamos conseguindo colocar material fresado de asfalto aqui, uma área importante de acesso à cidade, ao Condomínio Bonanza. As pessoas pediram muito pela poeira que estava lá dentro do condomínio e hoje a gente está conseguindo realizar”, comemorou.

Veja:

Diante das denúncias, o BNews entrou em contato com o gestor municipal, que disse ter realizado a obra pensando no bem-estar da população. “Os fatos estão sendo totalmente distorcidos”, garantiu Mascarenhas. “Sinceramente, lamentável. Denúncia com tom político é complicado. O gestor preocupado com o bem-estar e aí tem que se preocupar em responder algo totalmente fora da realidade”, completou o prefeito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp