Cidades

Oeste da Bahia deve sofrer com calor intenso e temperaturas acima dos 41°C

Fernando Frazão/Agência Brasil
A previsão para o Nordeste e a Bahia é de clima seco e menos chuva  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 03/10/2023, às 15h18 - Atualizado às 16h31


FacebookTwitterWhatsApp

As altas temperaturas têm sido sentidas em Salvador e na Bahia como um todo. Após um período de chuvas intensas entre maio e agosto, com destaque para Alagoas em julho, o tempo mais seco é esperado para outubro.


O BNews conversou com a meteorologista Cláudia Valéria, do  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que destacou que o fim da primavera é marcado por temperaturas mais altas e redução das chuvas. Este ano, segundo ela, há um efeito do El Niño que potencializa esse cenário. 


Ela frisou ainda que o oeste baiano e o Vale do São Francisco vão registrar temperaturas máximas de até 41 graus, mas segundo a meteorologista, essa situação é comum para o mês de outubro. Ela salientou ainda que durante a primavera é sempre recorrente uma maior quantidade de incêndios devido ao clima mais seco. 


Em contrapartida, ela informou que no centro oeste da Bahia as chuvas começam a acontecer com maior frequência a partir de novembro, período. Já para Salvador e o litoral norte, há uma redução nos índices de precipitação além de temperaturas mais altas efeito da proximidade do verão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp