Cidades

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família no Vale da Muriçoca

Foto: Paulo M. Azevedo/BNews
Estrutura vai beneficiar 16 mil pessoas, segundo o Município  |   Bnews - Divulgação Foto: Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 24/02/2022, às 12h26   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Dois pavimentos, suporte de quatro equipes de saúde da Família e outras quatro de saúde bucal. Esse é o resumo da Unidade de Saúde da Família inaugurada pela Prefeitura de Salvador nesta quinta (24). O equipamento, batizado de USF Lealdina Barros, vai beneficiar cerca de 16 mil pessoas que moram na localidade, e foi inaugurada durante solenidade realizada pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Com investimento de R$1,6 milhão, o objetivo da USF é fazer um atendimento humanizado e qualificado aos grupos de risco de crianças, adolescentes, adultos e idosos, realizando acolhimento e atendimento médico, de enfermagem e odontológico nos programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e a capacidade diária de atendimento é de 650 pessoas.

Os procedimentos oferecidos à população incluem serviços de promoção e proteção à saúde como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames, curativos, confecção do Cartão SUS (2ª via) e vacinação, além de dispensação de medicamentos.

Leia mais: Bruno Reis confia em aprovação de projeto, mas admite possibilidade de aumento de tarifa
Bruno Reis anuncia postos fixos de fiscalização nos dias de Carnaval

A estrutura do posto é composta por uma sala de coleta, quatros consultórios odontológicos, cinco consultórios clínicos, três consultórios ginecológicos, sala de curativo, sala de procedimentos - com banheiro, sala de imunização, recepção, sanitários, sala de esterilização, farmácia, auditório, entre outras instalações.

A USF era uma demanda antiga de quem vive nas localidades do Vale das Muriçocas e Parque São Braz. A construção contou com colaboração da associação de moradores, que concedeu o terreno à Prefeitura. O prefeito destacou a importância da unidade e da homenagem à Lealdina Barros, ex-secretária da SMS e assessora da pasta, falecida em 2020.

"Essa entrega ocorre devido a um trabalho feito em parceria. Quando as pessoas dedicam seu melhor para um projeto, as coisas acontecem. E a história de Lealdina se confunde com a história da saúde em Salvador nas últimas décadas. Ela tinha amor às pessoas e hoje estamos prestando uma justa homenagem para uma mulher que dedicou sua vida ao avanço da saúde em Salvador”, declarou Bruno Reis.

Atualmente, a cobertura de atenção primária à saúde do Distrito Sanitário de Barra/Rio Vermelho, da qual a USF Lealdina Barros faz parte, é de 30,68%. O território, agora, dispõe de 13 equipamentos voltados para esse tipo de atendimento, totalizando sete USFs e seis unidades básicas de saúde. Entre 2012 a 2021, houve uma ampliação importante na Atenção Primária à Saúde em Salvador, de 18,6% para aproximadamente 56%, segundo dados da SMS.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp