Cidades

Rio Cachoeira sobe mais 3,5 metros e Itabuna registra alagamentos

Divulgação/Prefeitura de Itabuna
O rio já alcançou nove metros de aumento, após a elevação começar na quinta-feira (1°)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Itabuna

Publicado em 03/12/2022, às 07h21   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O Rio Cachoeira apresentou uma elevação de nove metros no nível da água na cidade de Itabuna, situada no sul da Bahia, até a noite desta sexta-feira (2). Em função da situação, o município apresentou alagamentos na sede e na zona rural. De acordo com a Defesa Civil, até o momento o município baiano não teve nenhuma vítima.

Ainda conforme o órgão, o aumento ocorreu devido às chuvas nas cabeceiras dos rios que compõem a bacia do Cachoeira formada por: Piabanha, Salgado e Colônia. No período da tarde, o rio teve um aumento de 5,5 metros. No geral, três metros desse valor foram notificados somente na última quinta-feira (1º).

O aumento tem despertado alertas em entidades e moradores da região, pois o rio atua diante de Itabuna. Como resultado, a sua cheia provocou alagamentos nas ruas da cidade durante os temporais de dezembro do ano passado.

De modo geral, a sede de Itabuna registrou um aumento de 151 milímetros de chuva apenas em 12, na última sexta. Ao g1, o diretor da Defesa Civil da cidade, Caíque Brito, revelou que foram  registrados mais de 200 milímetros de acumulado de chuva no Piabanha apenas nas últimas 24 horas.

A cidade de Arataca, nas redondezas do rio, precisou inclusive ficar isolada. Ainda conforme o gestor, a chuva registrada na cabeceira do Rio Piabanha é superior a do ano passado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp