Cidades

Rio São Francisco invade Orla de cidade baiana após vazão de barragem; saiba detalhes

Divulgação/Ministério da Integração Nacional
Por causa da liberação do corpo d´água, famílias ribeirinhas estão em situação de alerta após o ocorrido  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ministério da Integração Nacional

Publicado em 16/01/2023, às 16h32 - Atualizado às 16h32   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

A orla do município de Juazeiro, norte da Bahia, foi parcialmente ocupada pelas águas do Rio São Francisco nesta segunda-feira (16), após a vazão da barragem de Sobradinho liberar 4.000m³ por segundo. O valor se iguala ao recorde de 2022, sendo o maior dos últimos 12 anos.  

A vazão ocorreu devido às chuvas na região. A liberação é cinco vezes maior do que o valor usual, que gira em torno de 800m³. A Orla 2, onde moradores são vistos comumente praticando exercícios físicos, não está apta para tal prática por conta do volume de água. 

orla 2
Moradores da região aproveitando o acúmulo de água no local - Reprodução/TV Bahia 

Segundo a Defesa Civil da cidade, por conta da vazão, famílias ribeirinhas estão em estado de alerta. No bairro Angary, que foi um dos mais afetados em Juazeiro, cerca de oito famílias foram levadas para apartamentos locados pela prefeitura. 

Além disso, o órgão também informou que famílias em estado de alerta estão recebendo suporte e que comerciantes de algumas regiões da cidade sofrerão prejuízos financeiros.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em conjunto com as Defesas Civis da Bahia, Pernambuco e Alagoas fizeram uma reunião com mapas de áreas inundáveis das regiões ribeirinhas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp