Cidades

Vídeo: Grupo é resgatado após naufrágio na Baía de Todos-os-Santos

Reprodução/ vídeo
Na gravação, o grupo aparece nas proximidades do Recife das Caramuranas, região de Caixa Prego, na Ilha de Vera Cruz  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ vídeo
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 03/02/2024, às 18h18 - Atualizado às 20h58


FacebookTwitterWhatsApp

Na tarde deste sábado (03), quatro pessoas e um cachorro ficaram à deriva, após perder a embarcação em um naufrágio na Baía de Todos-os-Santos. Vídeos circulam na internet mostrando desde o momento que estavam em mar-aberto, até quando foram resgatados. 

Salvos e tranquilos, homens e mulheres usavam coletes salva-vidas e realizavam chamadas e vídeo chamadas para pedir ajuda. “ Tá aqui ó: eu, Fernanda, o gordo, Bruna e o cachorro. Ó a costa onde tá!. Não sei se você consegue ver. 300 metros da costa, perto de Caramuranas, mas ó, todo mundo calmo, só tá à deriva”, diz uma das vítimas em um vídeo.

Eles estavam nas proximidades do Recife das Caramuranas, região de Caixa Prego, na Ilha de Vera Cruz. Em outro vídeo, eles aparecem em um barco, afirmando que foram resgatados.: “Estamos siando de Caixa Prego agora. Daqui a 20, 30 minutos estamos lá”, disse uma das vítimas.

Ainda não há detalhes sobre o que teria provocado o naufrágio. Em nota enviada ao BNews, a Capitania dos Portos da Bahia CPBA), informa que tomou conhecimento, por volta das 17h) do naufrágio da embarcação "Pardal II", classificada para atividade de esporte e recreio, com quatro pessoas e um cachorro a bordo. 

"De acordo com as informações apuradas, o grupo retornava para Salvador após um passeio realizado no Recife de Camuruanas. O naufrágio da embarcação ocorreu nas proximidades da Praia de Berlinque, no município de Vera Cruz, localizada na Ilha de Itaparica", afirmou.

Segundo a nota, após tomar conhecimento do fato, uma equipe de Inspeção Naval da CPBA foi enviada ao local para apurar as informações e prestar o apoio necessário. "Paralelamente, foi acionado o plano de apoio mútuo, com o objetivo de alertar as embarcações que navegavam próximo ao ocorrido, e assim, prestar o socorro de modo mais célere", adicionou. 

De acordo com a Capitania, os ocupantes foram localizados e resgatados, em boas condições de saúde, pela embarcação "Seu Joel". Em seguida, foram transferidos para o catamarã "Senhor do Bonfim", da empresa Vera Cruz,  "que atendeu, prontamente, ao alerta da CPBA e apoiou nas buscas pelo grupo". Todos os ocupantes da embarcação desembarcaram, em segurança, no Terminal de Turismo Naútico da Bahia.

"Cabe informar, ainda, que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp