Política

Bolsonarista detonam Lula após presidente dizer que “afrodescendente gosta do batuque do tambor”

Imagem Bolsonarista detonam Lula após presidente dizer que “afrodescendente gosta do batuque do tambor”
Fala foi dada durante visita à fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo  |   Bnews - Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/02/2024, às 12h56


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou polêmica na noite da última sexta-feira (2). Durante visita à fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), o petista elogiou uma jovem aprendiz da montadora, uma mulher negra, afirmou que “afrodescendente gosta do batuque de um tambor”.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Essa menina bonita que está aqui, eu estava perguntando: o que faz essa moça sentada, que eu não ouvi ninguém falar o nome dela? Falei: ‘É cantora? Vai cantar?’. Não, não vai ter música. ‘Então, vai batucar alguma coisa? Porque uma afrodescendente assim gosta do batuque de um tambor.’ Também não é. ‘Nossa, então é namorada de alguém?’. Também não é. Então, quem é essa moça? Essa moça é a mais importante aprendiz dessa empresa e ganhou um prêmio na Alemanha. É isso que nós queremos fazer para as pessoas neste país”, disse Lula.

A fala do presidente foi considerada pela oposição bolsonarista, que classificou a fala como "preconceituosa" e "racista". Em seu perfil no X (antigo Twitter), o senador Flávio Bolsonaro (PL) disse que o presidente teria se referido à jovem de forma "visão preconceituosa e medíocre".

Já o ex-presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, cobrou um posicionamento dos ministros Anielle Franco (Igualdade Racial) e Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) por conta da fala de Lula. "Racismo do Lula pode? Até quando esse silêncio hipócrita?", questionou.

Outro que também criticou o presidente em suas redes sociais foi o deputado estadual baiano, Leandro de Jesus (PL). O bolsonarista acusa o petista de ter cometido "racismo, intolerância religiosa e misoginia" e questionou se a fala fosse feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp