Cidades

VÍDEO: Morador denuncia esgoto a céu aberto em praia na ilha de Itaparica: 'Uma vergonha'

Reprodução/Leitor BNews
Morador grava situação de esgoto na região; Embasa se pronunciou  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Leitor BNews

Publicado em 06/10/2023, às 21h44 - Atualizado em 08/10/2023, às 08h26   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um morador da região da praia da Gamboa, localizada no município de Vera Cruz, procurou a reportagem do BNews para denunciar um grande esgoto a céu aberto que causa dor de cabeça na população há anos. Em 2022, um outro leitor também enviou registros do mesmo problema.

Em vídeos, o morador grava, tanto de dia quanto de noite, a grande correnteza de água preta, proveniente do esgoto, que se junta com o mar da região. Em um dos momentos, o denunciante afirma que a água desce com força e atrai um odor muito forte. 

Procurada pelo BNews, a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) informou que "não houve ocorrência de extravasamento de esgoto no rio da Ilhota, entre as localidades de Ilhota e Gamboa, em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica nos últimos meses".

Em setembro de 2022, a Associação Amigos de Mar Grande enviou um ofício de notificação para a Embasa, informando sobre o extravasamento indevido de água sem tratamento na orla da Gamboa e da Ilhota.

Na ocasião, o lançamento de esgoto no mar teria acontecido entre os dias 23 e 25  de dezembro, e associação associou o vazamento com o "mau funcionamento da Estação de Tratamento de Efluentes instalada e operada pela EMBASA" na localidade.

"Importante salientar que se trata de grave incidente ambiental, que acarreta danos
irreversíveis ao bioma marítimo da região, à saúde e bem estar dos moradores e veranistas das referidas localidades, e aos moradores que retiram seu sustento da atividade pesqueira desenvolvida no local", diz o ofício. No entanto, mesmo com a notificação, nada foi feito na área para amenizar a situação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp