Cidades

VÍDEO: posto da Embasa é alvo de 'ovadas' após falta de água em cidade baiana

Reprodução
População local se revoltou devido a vários dias sem abastecimento hídrico no município  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 29/12/2023, às 17h17


FacebookTwitterWhatsApp

O posto de atendimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) na cidade de Quixabeira foi alvo de 'ovadas' por parte da população local. O motivo seria a falta de água que atinge o município há vários dias.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A revolta dos quixabeirenses foi registrada em vídeo e compartilhada nas redes sociais. A população da cidade - que fica a 300 km de Salvador, na região norte da Bahia - ainda tentou invadir o local aos gritos.  

Por meio de nota, a Embasa explicou que a falta de água é "decorrente do vazamento em uma adutora, corrigido nesta semana". No entanto, as torneiras em Quixabeira estariam vazias ainda graças a "falhas no fornecimento de energia elétrica por parte da Coelba, que provocam a interrupção de funcionamento das bombas".

A empresa citou ainda a estiagem e as altas temperaturas como fator para a crise hidrica na cidade e disse que "tem adotado as providências possíveis para manter a regularidade do abastecimento de água".

Por fim, quanto as manifestações, a Embasa reiterou que repudia os atos de desrespeito aos trabalhadores que estavam buscando diálogo com a população e disse que o escritório ficou "degradado após o ato".

Assista:


Após a repercussão, a Coelba se pronunciou sobre o caso e afirmou que está em contato com a Embasa para regularizar a situação.

Confira a nota na íntegra:

"A Neoenergia Coelba informa que está em permanente contato com a Embasa para atuar prioritariamente em ocorrências que envolvam o sistema de abastecimento d’água para a população baiana. A distribuidora mantém um canal exclusivo para atender as solicitações e vem intensificando as manutenções preventivas nas redes que atendem as estações de abastecimento e tratamento da empresa.

Especificamente sobre o município de Quixabeira, relatado pela Embasa, a Neoenergia Coelba esclarece que não há histórico de interrupções frequentes no fornecimento de energia para a unidade de tratamento e abastecimento de água na localidade. No mês de dezembro, um incidente foi registrado e solucionado de modo prioritário. Sobre a oscilação no nível de tensão registrada na unidade da Embasa em Aracatu, a distribuidora foi acionada, às 8h25 desta sexta-feira (29), e, às 8h29 deslocou uma equipe para atendimento, sendo realizada manobra no sistema elétrico, finalizando o serviço às 10h24. No entanto, às 14h45 o cliente solicitou novamente intervenção para regularização da tensão na unidade. Prontamente, uma nova equipe foi enviada para o circuito normalizando em menos de 1 hora.

A Neoenergia Coelba reitera, ainda, que manterá entendimentos com a Embasa para discutir e aprimorar o que for necessário, sempre no intuito de melhorar o atendimento evitando interrupções e mitigando efeitos de eventuais oscilações que podem advir de fatores externos. A Neoenergia Coelba permanece à disposição."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp