Cidades

Vídeo: Secretário faz apelo contra fake news sobre chuvas na Bahia

Divulgação
André Curvello explica que as fake news sobre chuvas na Bahia atrapalham o trabalho dos governos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/12/2021, às 17h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello, divulgou um vídeo, nesta terça-feira (28), em que faz um apelo contra fake news envolvendo os estragos causados pelas fortes chuvas que atingem a Bahia.

"Fake news é crime, mata. As pessoas estão sofrendo, a Bahia está debaixo d'água. Vocês estão atrapalhando o trabalho feito pelas prefeituras, governo do estado, governo federal, bombeiros, defesa civil, voluntários", desabafou.

Uma das mentiras compartilhadas falava sobre uma barragem no município de Mutuípe que teria se rompido. A notícia falsa causou pânico na população. A prefeitura disponibilizou um carro de som para alertar os moradores sobre a informação mentirosa e esclaresceu o ocorrido nas redes sociais.

Curvello orienta que, em caso de dúvidas, as pessoas procurem o site institucional "Bahia Contra o Fake", além dos veículos de comunicação profissionais e orgãos estaduais.

Leia mais: Shoppings arrecadam doações para desabrigados do extremo sul

Confira como ajudar famílias atingidas pelas chuvas na Bahia

#BolsonaroVagabundo vai ao topo após férias durante caos na Bahia; veja reações

Milhares de afetados

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta terça-feira (28), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 34.163 desabrigados e 42.929 desalojados. O total de feridos permaneceu em 358. Mais de 470 mil (471.786) pessoas foram afetadas.

Também foi confirmada a 21ª morte: um rapaz de 19 anos, que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite da segunda-feira (27), e acabou se afogando. Os municípios com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp