Copa América

Metrô terá esquema especial para jogos da Copa América; saiba o que muda

BNews
No dia do jogo do Brasil, o metrô vai estender o funcionamento para embarques na Estação Campo da Pólvora  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 18/06/2019, às 06h24   Redação BNews



A CCR Metrô Bahia preparou uma estratégia especial de operação e segurança para os jogos da Copa América em Salvador. Para facilitar o deslocamento de baianos e turistas, a concessionária vai reduzir o intervalo entre trens e reforçar a quantidade das composições na operação, de acordo com a demanda.

Nesta terça-feira (18), quando a Arena Fonte Nova vai receber o jogo do Brasil x Venezuela, a Estação Campo da Pólvora de Metrô terá seu horário de funcionamento estendido para 00h30, a fim de garantir a volta dos torcedores. Nas demais estações das Linhas 1 e 2, o horário estendido será apenas para desembarque dos usuários. Haverá ainda o reforço nas bilheterias para assegurar o atendimento de todo o público.

Para garantir a segurança e orientar o público, a CCR Metrô Bahia fará o reforço no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) e contará com o apoio do Grupo de Pronta Resposta - treinado para atuar em eventos de grandes públicos – ao longo de todo o sistema, principalmente na estação Campo da Pólvora, que fica a 400 metros do estádio que receberá os jogos.

A segurança também será feita com o monitoramento eletrônico realizado por mais de 2.000 câmeras das estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, e com o apoio da Polícia Militar nas áreas de acesso e entorno do sistema. As imagens são acompanhadas em tempo real diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e das Salas de Supervisão Operacional (SSOs) de cada estação. O esquema especial de segurança e operação será aplicado nos cinco dias de disputas na Arena Fonte Nova (15, 18, 21, 23 e 29/06).

Dica de viagem
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas está integrado com os ônibus urbanos e metropolitanos. Para evitar filas e garantir a integração tarifária, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência.

A tarifa do metrô é de R$ 3,70. Quem já tem o Cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga nas bilheterias das estações ou nas máquinas de autoatendimento disponíveis em todas as estações, podendo pagar, inclusive, com cartão de débito das bandeiras Visa, Mastercard e Elo. O cartão avulso, que dá direito a uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente em qualquer bilheteria. Outra facilidade é a possibilidade de adquirir cartões pré-carregados nas máquinas vending machines instaladas nas estações. Os clientes também podem utilizar os cartões de integração Metropasse e SalvadorCARD no metrô.

Primeiros socorros
O sistema metroviário também conta com uma estrutura completa de primeiros socorros. Todas as estações possuem salas, recursos e aparelhos apropriados para esse atendimento. A equipe de agentes é treinada e capacitada para atuar como brigadistas e prestar o devido atendimento aos clientes, sempre que necessário. Em alguns casos, os próprios agentes fazem a condução do cliente para atendimento médico em unidade hospitalar mais próxima da ocorrência. O encaminhamento é feito em viaturas próprias que ficam distribuídas em pontos estratégicos do sistema.

Guia do usuário do metrô
Para viajar tranquilo, o usuário do metrô deve ficar atento às orientações, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.197, que proíbe:

·         Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;

·         Consumir bebidas alcoólicas;

·         Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;

·         Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;

·         Ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;

·         Colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens;

·        Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;

·         Utilizar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.

Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp