Coronavírus

FENATRAD recomenda a liberação das trabalhadoras domésticas

Divulgação
Em nota, a Fenatrad ressaltou que a classe se encontra em uma "situação especial de vulnerabilidade"  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/03/2020, às 14h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos recomendaram que empregadores liberem as trabalhadoras domésticas, afim de minimizar os riscos de contágio com o Covid-19. Em nota, a Fenatrad ressaltou que a classe se encontra em uma "situação especial de vulnerabilidade", uma vez que utilizam o transporte público, um dos principais vetores de "disseminação da doença".

O órgão lembra que neste momento, a quarentena ainda é a principal medida recomendada pelos agentes de saúde, e por isso é tão importante que as trabalhadoras domésticas sejam liberadas, já que não podem fazer por opção, devido à necessidade econômica. 

A orientação é que sejam dispensadas até este período de maior risco de contaminação seja sperado. Caso não seja possível, é indispensável que os empregadores forneçam Equipamento de Proteção Individual (EPI) que diminuam o risco de transmissão do coronavírus, como luvas, máscaras e álcool em gel, para serem utilizados não só no ambiente de trabalho, como durante o seu deslocamento.

A Fenatrad recomenda ainda que as domésticas continuem sendo renumeradas normalmente neste período de quarentena, inclusive as diaristas, já que dependem integralmente deste dinheiro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp