Coronavírus

Solidariedade e novos hábitos ajudam a proteger idosos em tempos de coronavírus

Fernando Frazão/Agência Brasil
Os idosos fazem parte do grupo considerado de risco e devem permanecer em casa  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 19/03/2020, às 19h42   Samuel Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), uma série recomendações estão sendo passadas de forma insistente pelas autoridades de saúde. A meta desses órgãos é tentar ao máximo reduzir o número de pessoas nas ruas. As recomendações valem para indivíduos de todas as idades, mas para os idosos, que fazem parte do grupo considerado de risco, a atenção deve ser redobrada. 

E nessas horas um pouco de empatia faz toda a diferença. Exemplo disso é um cartaz que viralizou nas redes sociais. Nele, um jovem morador de um condomínio diz: “Olá vizinhos mais velhinhos, vocês não precisam sair de casa. Se precisarem de algo da rua (padaria, mercado, farmácia) podem contar conosco”. A mensagem segue com os nomes das pessoas que se disponibilizaram em ajudar e os números de seus respectivos apartamentos. 

Não demorou muito e o exemplo foi seguido por um homem de 26 anos, do bairro Costa Azul, aqui em Salvador. “Queridos vizinhos, diante da situação complicada que estamos vivendo, aos vizinhos que pela idade ou complicações de saúde estejam nesse momento com receio de se deslocar a rua. Coloco-me a disposição para ajudar com coisas simples, como ir ao supermercado ou à farmácia, ou outra necessidade importante", disse o assessor Isaías Gallo no bilhete.

Horário especial para idosos

Algumas redes de supermercados também resolveram embarcar na onda de solidariedade, e estão abrindo mais cedo para atender o público que faz parte do grupo de risco. Aqui em Salvador, a rede Pão de Açúcar, por exemplo, está abrindo sua loja no bairro Costa Azul uma hora mais cedo (6 às 7h) para atender exclusivamente esse público. 

Já para quem prefere ficar em casa, a alternativa é o e-commerce da rede, que realiza entregas agendadas de acordo com a disponibilidade de data e horário informados no site. Para este serviço, o cliente paga uma taxa no valor de R$ 14,90 (que pode variar de acordo com o CEP).

Na rede Hiperideal, as lojas da Vitória, Manoel Dias, Apipema, Vila Laura, Litoral Norte e Stella Maris também estão abrindo mais cedo (6 às 8h) para atender os clientes maiores de 60 anos. Quem preferir, pode utilizar o serviço de compras on-line e receber seus produtos em casa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp