Coronavírus

Prevenção à Covid-19: Infectologista alerta para importância de idosos checarem se doenças de base estão controladas

Divulgação
Pessoas de terceira idade compõem o principal grupo de risco   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/03/2020, às 17h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Principal grupo de risco da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), os idosos precisam estar atentos ao controle das chamadas doenças de base, como hipertensão, por exemplo. O alerta é do médico infectologista Celso Granato, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

"É muito importante que essas pessoas estejam bem controladas com relação à sua doença de base. Então, vamos rever bem a medicação dessas pessoas. Quem é hipertenso, está tomando direitinho o remédio? O remédio está fazendo efeito? Será que não é uma hora de levar de novo para o seu cardiologista, ao seu clínico, pra ele poder verificar se aquela medicação está adequada, se está fazendo efeito? Vamos controlar a pressão dessa pessoa de maior idade... Aproveitar essa oportunidade para checar essas medicaões. Dar uma olhada geral nas pessoas que são mais vulneráveis para evitar que elas tenham então essa sobrecarga gerada pela infecção pelo coronavírus novo", recomendou, em entrevista ao G1.

A maior vulnerabilidade das pessoas na terceira idade ao vírus se dá pelo fato delas terem o sistema orgânico "envelhecido". "Então, elas já não têm uma resposta do sistema imunológico como um jovem de 20 anos, de 25, 30 anos. Quando você coloca uma infecção importante como essa causada pelo coronavírus, isso pode ser uma sobrecarga. Na nossa árvore respiratória, nos nossos brônquios, traqueia, a gente tem uma serie de cílios, que são pelinhos muito microscópicos que vão empurrando a secreção respiratória para cima e é por isso que de vez em quando a gente faz o pigarro, e a gente engole essa secreção. A pessoa de maior idade perde um pouquinho a capacidade desses cílios de empurrarem essa secreção para cima, e elas podem se atrapalhar também e, ao invés de ele engolir, ele pode passar essa secreção para a traqueia", explica o médico.

Por isso, salienta o especialista em doenças infecciosas, é preciso adotar vários cuidados com relação aos idosos. 

Veja outras recomendações:

- Tomar vacina contra Influenza. "Isso seria um fator de agressão a mais pra uma pessoa que já é vulnerável;

- Dentro de casa, deixar as pessoas de maior idade mais afastadas das demais e, quem for interagir com elas, lavar as mãos antes de entrar em contato;

- Manter os cuidados com a higiene pessoal, especialmente das mãos. 

Celso Granato afirma ainda que não há necessidade de pessoas que não estão contaminadas usarem máscaras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp