Coronavírus

Anvisa recomenda que profissionais de saúde reutilizem máscaras que estão em condição de uso

Reprodução
Orientação vale para locais onde produtos estejam em falta em razão da epidemia do novo coronavírus   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/03/2020, às 21h50   Redação BNews



Em razão da grande demanda que o novo coronavírus deverá provocar nos serviços de saúde do país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está recomendando que máscaras N95 ou equivalentes possam ser reutilizadas pelo mesmo profissional de saúde por até 12 horas. 

Em nota técnica atualizada neste sábado com orientações para os profissionais de saúde, a agência faz algumas ressalvas: isso ocorrerá de forma excepcional e eles deverão tomar uma série de medidas de precaução e descartar o que não for mais adequado para uso.

De acordo com O Globo, as máscaras N95 ou equivalentes filtram partículas no ar e garantem um proteção contra a contaminação que as máscaras cirúrgicas convencionais não dão. Seu uso é recomendado aos profissionais de saúde.

"Excepcionalmente, em situações de carência de insumos e para atender a demanda da epidemia da Covid-19, a máscara N95 ou equivalente poderá ser reutilizada pelo mesmo profissional, desde que cumpridos passos obrigatórios para a retirada da máscara sem a contaminação do seu interior. Com objetivo de minimizar a contaminação da máscara N95 ou equivalente, se houver disponibilidade, pode ser usado um protetor facial (face shield). Se a máscara estiver íntegra, limpa e seca, pode ser usada várias vezes durante o mesmo plantão pelo mesmo profissional (até 12 horas ou conforme definido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do serviço de saúde)", diz trecho do documento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp