Coronavírus

Correia sai em defesa do prefeito de Itamaraju e critica Vilas-Boas: "Não é momento de picuinha"

BNews/Arquivo
Mais cedo, o Governo do Estado divulgou nota em que "repudia" a atitude do gestor ao negar a implantação de leitos de UTI para tratar o coronavírus  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 11/04/2020, às 16h52   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) criticou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Na visão do tucano, a fala do secretário sobre o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angenica (PSDB), "além de ser agressiva, não condiz com a verdade". Neste sábado (11), o Governo do Estado divulgou nota em que "repudia" a atitude do gestor ao negar a implantação de leitos de UTI para tratar o coronavírus.

Correia diz que "não havia acordo" do município com o estado para a implantação de 20 leitos de UTI para a Covid-19 no Hospital Municipal, que seria transformado em uma unidade exclusiva para tratamento da doença. O deputado ressalta que "o hospital é referência e, hoje, já tem 11 leitos preparados para receber pacientes com Covid-19, inclusive com respiradores". 

"O prefeito conversou com o próprio governador (Rui Costa, do PT) e explicou que não tinha como deixar o hospital exclusivo para coronavírus, pois não tinha para onde mandar toda a população atendida lá. É o único hospital da cidade. Tem 90 leitos, realiza em torno de 50 cirurgias e mais de 100 partos por mês. Então, essa crítica do secretário não procede. Essa fala do secretário, neste momento, além de não condizer com a verdade, é um desserviço à Bahia. Não é momento de picuinha política, mas de união para enfrentarmos esse inimigo invisível", afirmou o parlamentar, em nota.

Segundo Correia, o prefeito informou que na conversa com o governador, ficou acertado que uma equipe da Secretaria da Saúde (Sesab) iria à cidade para fazer uma avaliação no hospital. "Em momento algum ficou acertado que o hospital já seria utilizado com exclusividade para Covid-19. Inclusive, ressalto que o hospital já tem 11 leitos equipados com respiradores para atender possíveis pacientes com a doença", destacou. 

Ainda de acordo com o parlamentar, seria "muito mais coerente" para o estado utilizar um hospital de cidades próximas maiores que possuem vários hospitais, como Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Eunápolis, com uma unidade exclusiva para o tratamento da Covid-19. "Estas cidades possuem mais de um hospital no município. Hospitais Municipais, Estaduais, unidades privadas, UPAs, inclusive uma policlínica em Eunápolis. Qualquer um destes poderia ser transformado em unidade exclusiva. Sem falar que Porto Seguro e Eunápolis têm aeroporto. Seria muita mais racional", pontuou.

Fábio Vilas-Boas, por sua vez, destacou o risco de morte a que a população está exposta caso não seja montada uma estrutura de atendimento na região. "Os pacientes acabam evoluindo dentro de 24 horas para necessidade de entubação, ventilação mecânica, sendo necessários equipamentos altamente qualificados como respiradores artificiais. Eu espero, com essa decisão que o prefeito tomou, de deixar a população exposta, sem acesso à UTI, sem acesso à ventilação mecânica, que o prefeito não precise se arrepender, caso pessoas venham a morrer no seu município nos próximos dias", declarou, em nota.

Segundo o secretário, na sexta-feira (10), foi enviado um avião com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), para avaliar o que seria necessário para implantar imediatamente os leitos de UTI. "Surpreendentemente, nós fomos acolhidos por um grupo de manifestantes contrários a essa instalação e, posteriormente, pela manifestação pública do prefeito, se dizendo contrário àquilo tudo que havia sido combinado e acordado entre ele e o governador. [...] Eu lamento que o prefeito tenha voltado atrás na sua decisão Nós esperaríamos que ele tivesse contactado o Governo do Estado e manifestado o seu desinteresse, ao invés de tornar públicas inverdades que não ocorreram diante da relação respeitosa que o Governo do Estado possui com o município de Itamaraju".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp