Coronavírus

Impacto do coronavírus no setor elétrico deve fazer conta de luz subir 20%

Nilton Rolin/Itaipu
Cálculo exato vai depender da forma como será feito o socorro às distribuidoras de energia  |   Bnews - Divulgação Nilton Rolin/Itaipu

Publicado em 18/04/2020, às 13h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os impactos da crise do novo coronavírus no setor elétrico devem causar um aumento de 20% nas contas de luz dos brasileiros. A estimativa é da Associação dos Grandes Consumidores e Energia (Abrace) e endossada por mais de 50 outras entidades, segundo reportagem do O Globo.

O cálculo exato da alta vai depender da forma como será feito o socorro do governo federal ao setor, ainda em estudo pelo Executivo. A principal medida que vem sendo desenhada, segundo a publicação, é um empréstimo bilionário para as distribuidoras de energia elétrica.

O financiamento chegaria a R$ 17 bilhões, pagos em 60 meses. O empréstimo seria coordenado pelo BNDES e concedido por bancos privados, por meio de um fundo conjunto que vem sendo chamado de Conta-Covid.

A diluição desse custo iria para as tarifas, incluindo os juros. O uso de recursos de fundo setoriais que estão parados também é estudado. Outra posição defende que o Tesouro Nacional banque parte da transferência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp