Coronavírus

Efeito coronavírus: Motorista pode dirigir com CNH vencida na Bahia enquanto durar a pandemia

Reprodução/ Agência Brasil
Renovação do licenciamento dos veículos registrados não sofreu mudança nas regras  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Agência Brasil

Publicado em 20/04/2020, às 16h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O motorista com carteira de habilitação (CNH) vencida desde 19 de fevereiro pode continuar dirigindo, enquanto durar a pandemia do coronavírus, sem ser multado e ter o veículo removido. A regra vale também para a carteira provisória, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA).

O Departamento de Trânsito também sinalizou que o prazo para a renovação da CNH está suspenso de acordo com a deliberação 185/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Já a renovação do licenciamento dos veículos registrados no Detran-BA não sofreu mudança nas regras. 

O órgão alerta que o procedimento está mantido, sem alteração nos prazos. A documentação em dia evita autuação e remoção do carro.

O licenciamento composto por taxa administrativa do Detran-BA, seguro DPVAT, imposto sobre automóveis (IPVA) e multas existentes, segue o calendário da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) para o pagamento do IPVA, pelo final da placa, que está disponível no site da secretaria. Os débitos podem ser quitados no Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob.

No caso de veículos novos adquiridos desde 20 de março, os proprietários têm a opção de não fazer o licenciamento e circular portando a nota fiscal. Quem preferir regularizar o carro deve procurar um despachante credenciado ao Detran-BA. O serviço está sendo finalizado internamente no órgão, até que o atendimento volte à normalidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp