Coronavírus

Rui Costa faz última vistoria antes da reabertura do Hospital Espanhol

Divulgação/GOVBA
Visita aconteceu na manhã desta terça-feira (21) e contou com a presença do secretário de Saúde  |   Bnews - Divulgação Divulgação/GOVBA

Publicado em 21/04/2020, às 11h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um dia antes da abertura do centro de tratamento montado pelo Governo do Estado no antigo Hospital Espanhol, na Barra, para acolher, exclusivamente, pacientes que tenham sintomas graves da Covid-19, o governador Rui Costa (PT) fez a última vistoria no local.

Na manhã desta terça-feira (21), ele visitou toda a estrutura, inclusive os 220 leitos instalados, sendo 140 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 80 leitos clínicos. 

"Amanhã [dia 22] começa a funcionar o Hospital Espanhol, com 220 leitos para atender a população. Esperamos o mais rápido possível passar por esse momento difícil que a Bahia e o mundo atravessam", disse Rui.

O governador também revelou que nos próximos dias o hospital montado na Fonte Nova vai começar a operar, com mais 100 leitos de UTI e 140 leitos clínicos. “Já temos os hospitais Couto Maia, Ernesto Simões e Subúrbio. No interior do estado também temos outros hospitais contratados".

O padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, acompanhou a visita ao Hospital Espanhol e abençoou a unidade de saúde. Ele lembrou a importância da fé neste momento difícil. "É claro que precisamos do apoio da ciência, da dedicação dos governantes, mas, sobretudo, da misericórdia de Deus", pontuou.

Quem também esteve presente vai vistoria foi o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. "A reabertura do Espanhol era muito esperada pela sociedade e vem num momento extremamente importante para a saúde pública", destacou Vilas-Boas.  

O Hospital Espanhol foi cedido pela justiça federal para o governo baiano em março, e as obras de adequação foram imediatamente iniciadas.

Além do Espanhol e do Fazendão, que já está em funcionamento, serão montados hospitais de campanha no Hospital Santa Clara, no Hotel Riverside e na Arena Fonte Nova, totalizando 673 novos leitos na Região Metropolitana de Salvador (RMS) para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp