Coronavírus

Ministro da Saúde deve rejeitar pedido de governadores sobre médicos formados no exterior

Reprodução/Twitter
O Consórcio do Nordeste, presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), encaminhou um documento a Teich na sexta-feira (17), dia seguinte à sua nomeação na pasta, com a solicitação  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 21/04/2020, às 16h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, deve rejeitar o pedido feito por governadores do Nordeste para contratar médicos brasileiros formados no exterior, que ainda não estão aptos a trabalhar no País. 

De acordo com documento obtido pela CNN Brasil e divulgado na tarde desta terça-feira (21), para fundamentar a decisão final o ministério argumenta que foi feito um cadastramento de médicos no país e que há “385.505 profissionais de saúde dispostos a atuar imediatamente em todo o Brasil, além de 102.235 estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, que poderão atuar sob supervisão”.  

“O Brasil foi um dos poucos países do mundo que, através do Ministério da Saúde e de sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizou um papel estratégico no planejamento de ações para enfrentamento da situação em âmbito nacional, amenizando alguns pontos de fragilidade do sistema. Por meio de seus Departamentos de Gestão, tanto do Trabalho, quanto da Educação na Saúde, a SGTES desenvolveu dois grandes sistemas no âmbito da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”, diz outro trecho do documento.

O Consórcio do Nordeste, presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), encaminhou um documento a Teich na sexta-feira (17), dia seguinte à sua nomeação na pasta, com o pedido. Nela, solicitam a contratação de cerca de 15 mil médicos formados no exterior que não possuem autorização para atuarem no Brasil.

Em reunião por videoconferência na segunda-feira (20), o pedido foi ressaltado pelo governadores nordestinos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp