Coronavírus

Nicotina pode provocar resistência ao coronavírus, apontam pesquisadores franceses

Pixabay
As autoridades de saúde francesas irão colocar adesivos com nicotina em três grupos diferentes para testar a tese  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 22/04/2020, às 21h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa realizada em um hospital francês apontou que os fumantes estão sendo menos atingidos pelo coronavírus. Os cientistas estão analisando se a nicotina é um fator que dificulta o contágio.

A equipe médica do Pitié Salpêtrière, em Paris, e o neurobiólogo Jean-Pierre Changeux publicaram a pesquisa, através da Academia de Ciências da França, após notarem o comportamento da doença no corpo dos fumantes e dos não fumantes.

Das 350 pessoas hospitalizadas que foram estudadas e 130 pacientes que tiveram sintomas leves do coronavírus, apenas 5% eram consumiam cigarros regularmente. Os cientistas trabalham com a hipótese que a nicotina poderia provocar uma resistência do organismo ao coronavírus ou amenizar a resposta imunitária excessiva observada nos casos mais graves da doença, segundo o Uol.

Dados de hospitais públicos de Paris revelaram também que, dos cerca de 11 mil doentes internados no início de abril, apenas 8,5% eram fumantes, mesmo a França tendo 25,4% de sua população consumindo tabaco.

As autoridades de saúde francesas irão colocar adesivos com nicotina em três grupos diferentes para testar a tese: em profissionais do setor da saúde, pacientes hospitalizados em situação estável e outros nas UTIs do país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp