Coronavírus

Cajazeiras é o bairro com maior número de denúncias de aglomeração de pessoas em Salvador

Dinaldo Silva/BNews
Pernambués, Fazenda Grande do Retiro, Paripe, Liberdade, São Marcos e Itapuã também aparecem na lista dos mais denunciados   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 07/05/2020, às 12h16   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Vai e vem de pessoas nas ruas, pontos de ônibus cheios, congestionamento de veículos, feira livre e lojas funcionado a todo vapor. Esse foi o cenário encontrado pela reportagem na Rótula da Feirinha, localizada no bairro de Cajazeiras, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (7). Apesar da pandemia do novo coronavírus (covid-19), nada mudou na localidade. Por lá, os moradores parecem não estar preocupados, mesmo com a confirmação de mais de 40 diagnósticos da doença na região. Prova disso, é que Cajazeiras lidera a lista com maior número de denúncias de aglomeração de pessoas e de estabelecimentos comerciais que descumprem os decretos municipais.

De acordo com a Ouvidoria da prefeitura de Salvador, responsável pelo Disque Coronavírus 160, criado para receber denúncias de locais que estão desrespeitando os decretos, de 16 de março até o último domingo (3), o serviço recebeu 2.409 ligações com pedidos de fiscalizações em Cajazeiras.

Desde quando foi criado até o dia 3 maio, o telefone recebeu um total de 127.263 ligações. Dessas, 56.987 foram protocoladas e encaminhadas para cada órgão responsável para adoção de providências. 

A pandemia parece também não ter mudado a rotina de outros bairros da capital baiana que também aparecem na lista com alto registro de denúncias, são eles: Pernambués, Fazenda Grande do Retiro, Paripe, Liberdade, São Marcos e Itapuã. 

Por conta disso, o prefeito ACM Neto anunciou que vai estabelecer uma espécie de 'lockdown' - expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total -  em pontos da capital baiana com maior taxa de transmissão do novo coronavírus. Essa será, ainda de acordo com ele, a última tentativa da prefeitura, antes de expandir a medida para toda a cidade. A restrição passará a valer já no próximo sábado (9). A lista de bairros deve ser anunciada pelo gestor ainda nesta quinta.

Por outro lado ...

Algumas regiões da cidade têm dado exemplo do cumprimento dos decretos municipais e medidas de isolamento social para evitar a propagação do coronavírus. Segundo a Ouvidoria, as Ilhas de Maré e Frades, Horto Florestal, Areia Branca, Alphaville I e II, Horto Bela Vista, Jardim Placaford e Jaguaribe aparecem como os bairros com menor número de denúncias no período. 

Além das denúncias de aglomerações e descumprimento de decretos, o Disque Coronavírus tem recebido outros tipos de ligações: Tipos de sintomas do Covid 19, pontos de vacinação, saque do benefício social "Salvador Por Todos" e distribuição de cestas básicas.

Para denunciar é preciso entrar em contato com o número 160 e selecionar a opção 1. As ocorrências também podem ser registradas através do e-mail: [email protected] e do portal Fala Salvador: www.falasalvador.ba.gov.br.

A ouvidoria ressalta que não é obrigatório enviar fotos dos locais denunciados. Para fazer a denúncia é apenas necessário descrever qual a atividade que está ocorrendo (bar, restaurante, etc), a quantidade aproximada de pessoas, se há atividade sonora (carro, caixa, paredão), endereço com ponto de referência.

Movimentação em Cajazeiras na manhã desta quinta-feira (7):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp