Coronavírus

Pau da Lima, São Marcos e Sussuarana estão entre os bairros com piores índices de isolamento social em Salvador

Vagner Souza/BNews
Estudo feito por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal da Bahia (Ufba)  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 28/05/2020, às 09h56   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Os bairros de Arenoso, Jardim Cajazeiras, Jardim Santo Inácio, Pau da Lima, São Marcos e Sussuarana possuem o pior índice de isolamento social em Salvador, segundo um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal da Bahia (Ufba). As localidades registraram, em média, 48% de isolamento. O valor mínimo de isolamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é entre 60% e 70%.

O estudo foi realizado no período de 23 de março a 27 de abril e se deu a partir de informações de um milhão de smartphones geolocalizados. “Tendo em vista que parcela significativa da população encontra-se em contexto de vulnerabilidade social, foi necessário avaliar também esses indicadores para entender o grau de adesão ao isolamento social”, explica Marcio Natividade, professor do ISC/UFBA e um dos autores do estudo.

Dentre os bairros que apresentaram menor taxa de isolamento, a situação mais preocupante é de São Marcos que registrou 78 casos do novo coronavírus até esta quarta-feira (27). O número de diagnósticos também é alto na Sussuarana, 57 contaminados. Em Pau da Lima são 31 registros da doença. Arenso, Jardim Santo Inácio e Jardim Cajazeiras contabilizam 19, 13 e 5 casos, respectivamente. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para os pesquisadores, vários fatores podem interferir na baixa adesão ao isolamento social nas áreas periféricas, como uma maior necessidade de deslocamento da população para trabalhar, a qualidade das habitações, prevalência do trabalho informal e outras questões ligadas à renda. “Pessoas com menor renda, além de mais expostas aos problemas financeiros ocasionados pela pandemia da covid-19, também estão mais vulneráveis a serem afetadas por problemas de saúde física e psicológicos associados à reclusão necessária no período de isolamento social”, avalia o professor.

Por outro lado, Barra, Garcia, Graça, Pituba, Stella Maris e Vitória apresentaram taxas 57% de distanciamento, os melhores números entre todas as regiões da capital baiana.

LEIA TAMBÉM: Veja lista atualizada de casos de covid-19 por bairro de Salvador; Pituba e Brotas seguem liderando

Ainda segundo o estudo, O maior percentual de isolamento registrado em Salvador foi em 22 de abril, quando chegou a 67% de adesão. Na Bahia, a taxa registrada foi 51,6% de isolamento. O maior valor registrado no estado foi no dia 22 de março, quando chegou a 58,3%; e o menor em 16 de abril, com 40%.

Toque de recolher

Após diversas quebras do isolamento social em Salvador por parte da população, o prefeito ACM Neto (DEM) afirmou que vai recorrer a toque de recolher se a população não colaborar com a quarentena. Portanto, caso se cumpra, à noite será proibida a circulação pessoas na rua da capital baiana. A declaraçào foi dada na manhã desta quarta-feira (27), em Periperi, em Salvador. 

Desde a última segunda-feira (25), os feriados de São João, Independência da Bahia e Nossa Senhora da Conceição foram antecipados para evitar que as pessoas saiam de casa, no entanto, algumas pessoas continuam saindo às ruas, inclusive, para fazer festas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp