Coronavírus

Dificuldade de autistas em usar máscaras preocupa pais e levanta discussão sobre flexibilização da obrigatoriedade

Arquivo Pessoal
Deputado federal João Roma (Republicanos) pediu à Prefeitura de Salvador que flexibilize a obrigatoriedade do uso de máscaras para essas pessoas   |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 29/05/2020, às 10h04   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O uso obrigatório de máscaras para evitar a contaminação do novo coronavírus (covid-19) tem preocupado pais de crianças e jovens autistas. A utilização do acessório é um desafio para eles, que sentem incômodo por conta do toque entre o tecido e a pele. Por conta disso, o deputado federal João Roma (Republicanos) pediu à Prefeitura de Salvador que flexibilize a obrigatoriedade do uso de máscaras para essas pessoas.

De acordo com o vice-presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA), Leonardo Martinez, a maior parte das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) recusa ou utiliza a máscara de forma incorreta. 

"Os autistas têm reatividade sensorial, que uma condição que impossibilita o uso da máscara, porque eles sentem como se a máscara fosse agulhas furando o rosto, ou até mesmo queimando o rosto deles, sendo assim eles não vão permitir ou irão usar a máscara inadequadamente. Eles manipulam as máscaras. Muitos deles chegam a mastigar e colocar a língua", explica Martinez que é pai de um adolescente autista e presencia de perto essas dificuldades.

Diante disso, a AMA-BA solicitou a flexibilização do uso do acessório levando em consideração relatórios elaborados por diversos especialistas na área, a exemplo da neuropediatra Adriana Mattos, especialista em autismo; de Ana Marta Vieira Ponte, especialista em terapia ocupacional do país; da neurologista e professora da Ufba Rita Lucena; e da virologista e também professora da Ufba Nadia Rossi.

"Esses relatórios atestam que usar a máscara inadequadamente é mais prejudicial do que não usar, porque, nesses casos, a máscara deixa de ser um mecanismo de proteção e passa a ser um mecanismo de contaminação", afirma. 

No entanto, ele ressalta a importância do uso da máscara e diz que havendo flexibilização, essa só deve ser utilizada para aqueles que não aceitem ou utilizem o acessório de forma incorreta. "Caso contrário, se a pessoa reagir bem e aceitar, a orientaçao é usar a máscara", enfatiza.

Ainda conforme Martinez, um projeto do vereador Demétrio Oliveira que pede a flexibilização do uso da máscara, trânsito e confinamento para autistas também foi encaminhado para o prefeito ACM Neto e aguarda sanção.

Cidades como Guarulhos, Santos e Sorocoba, em São Paulo, já aprovaram a flexibilização. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp