Coronavírus

Anvisa autoriza estudo clínico de potencial vacina contra o novo coronavírus no Brasil

Saimon Romero / SMS PMPA
Permissão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União da última terça (3)  |   Bnews - Divulgação Saimon Romero / SMS PMPA

Publicado em 03/06/2020, às 11h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na última terça-feira (2), em edição extra do Diário Oficial da União, a autorização para realização de estudo clínico no Brasil para testar uma potencial vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford no Reino Unido para prevenir o novo coronavírus. 

O pedido foi feito pela empresa Astrazeneca do Brasil Ltda que submeteu os dados e informações sobre a vacina para avaliação da agência. De acordo com informação da Agência, trata-se de um estudo controlado randomizado de fase III para determinar a segurança, eficácia e imunogenicidade da vacina ChAdOx1 nCoV-19 não replicante. 

Os estudos iniciais não clínicos em animais e os estudos clínicos de Fase 1 em humanos para avaliar a segurança da vacina foram realizados na Inglaterra e os resultados demonstraram que o perfil de segurança da vacina foi aceitável. 

A vacina conhecida como AZD1222 usa um vetor viral baseado em uma versão enfraquecida do resfriado comum (adenovírus) contendo o material genético da proteína spike SARS-CoV-2. O vetor de adenovírus recombinante (ChAdOx1) foi escolhido para gerar uma resposta imune a partir de uma dose única, sem causar uma infecção contínua no indivíduo vacinado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp