Coronavírus

Hospital de Campanha da Fonte Nova recebe respiradores e pode iniciar operação no sábado

Dinaldo Silva/ BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 03/06/2020, às 16h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou na tarde desta quarta-feira (3) que o Hospital de Campanha da Fonte Nova pode começar a funcionar no sábado (6). "A previsão se não for no sábado vai ser na segunda. Estamos na dependência da chegada das bombas de infusão", explicou o secretário, mas em nota, a assessoria de imprensa da Sesab afirmou que estuda a possibilidade de iniciar a operação ainda na sexta-feira (5).

A informação foi dada durante a entrega dos 20 respiradores para ampliar a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com sintomas graves do novo coronavírus. Os aparelhos foram doados pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e Fecomércio-BA ao Governo do Estado.

O hospital montado na Arena Fonte Nova tem capacidade instalada de 100 leitos de UTI e 140 de enfermaria, e vai receber pacientes por meio da Central de Regulação. Dos 40 respiradores, 20 ficam na Arena e os outros 20 serão utilizados no Hospital Espanhol.

"A aquisição muito importante no combate ao coronavírus. São 40 equipamentos que vão ajudar pelo menos 80 pacientes por mês, além disso são máquinas de excepcional qualidade que vão ajudar a ventilar pacientes com pulmões mais doente, pacientes maiores, obesos, que as máquinas que nós tínhamos até então não tinham capacidade de fazer ou faziam com dificuldade", avaliou o secretário.

Assista:


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp