Coronavírus

Prefeitura de Itagi cria 'kit Covid-19' com cloroquina e ivermectina; veja detalhes

Reprodução/Facebook
Medicamentos não têm eficácia comprovada contra a Covid-19, segundo autoridades  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 12/07/2020, às 11h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O município de Itagi, no sudoeste baiano, divulgou numa rede social que vai passar a distribuir um “kit Covid-19” com medicamentos para pacientes com sintomas do novo coronavírus. De acordo com a publicação, a ação acontece para "evitar que pacientes dessa doença se desloquem até farmácias" e "reforçar o combate à disseminação acelerada do novo coronavírus". 

O kit é composto pelos medicamentos hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina, que têm sido apontados, sem comprovação científica e das autoridades de saúde, como eficazes no combate da Covid-19.

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota alertando sobre os riscos de tratamentos para o novo coronavírus que utilizam Ivermectina, medicamento utilizado no combate a vermes e parasitas.

De acordo com o órgão, não há comprovação científica de que o remédio seja eficaz no tratamento do novo coronavírus, além de existir a possibilidade de a substância causar efeitos colaterais como diarreia, dor abdominal e urticária.

Automedicação
Na última sexta-feira (10), em entrevista à rádio local FM Ipiaú, o prefeito de Itagi, Olival Andrade, que é médico, afirmou que o protocolo tem sido aplicado antes mesmo da comprovação da infecção pelo novo coronavírus. 

“Com as pessoas sintomáticas, nós não estamos aguardando o resultado de testes, porque isso demora e nós corremos contra o tempo. À medida que uma pessoa apresente sintomas, e se você não intervir para que algumas medicações façam o efeito necessário, para que se evite a forma grave da doença, ela pode necessitar de hospital e provavelmente UTI, e o resultado é que muitos vão a óbito”, disse, ao justificar a adoção da medida do kit Covid-19.

Leia nota de divulgação do kit:
"
A Secretaria da Saúde, de acordo com o plano de enfrentamento à COVID-19, a fim de evitar que pacientes dessa doença se desloquem para farmácias, criou o KIT-COVID que está sendo entregue, em domicílio, a todos os pacientes sintomáticos. A criação desse kit é mais uma ação pioneira na região e reforça o combate à disseminação acelerada do novo coronavírus no município.

Prefeitura de Itagi
Governo Cuidando de Você"

Clique aqui e veja a publicação da Prefeitura de Itagi.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp