Coronavírus

Desobrigar planos de Saúde da realização de testes de covid-19 não causa grande impacto, avalia Rui Costa

Divulgação/Secom
Governador afirma que a Bahia é o segundo estado que fez mais testes para detectar coronavírus no país  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Secom

Publicado em 15/07/2020, às 12h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A decisão judicial que desobriga planos de Saúde a realizarem testes de covid-19 não deve ter grande impacto nas testagens feitas pelo governo estadual. A avaliação é do governador Rui Costa (PT). Durante a inauguração do Hospital Clériston Andrade 2, em Feira de Santana, o gestor reforçou que as operadoras só testavam a partir de decisões liminares. "Os planos já não estavam fazendo exames. Só em casos pontuais, a partir de determinção judicial. Quem faz é o setor público. Então, pouco vai alterar", disse.

Segundo Rui Costa, o volume de testes RT-PCR para covid-19 realizados na Bahia é o segundo maior do país. "Fizemos em torno de 140 mil testes. Temos a capacidade de processar quatro mil exames por dia e só ficamos atrás de São Paulo, mesmo não sendo o segundo maior estado do país e nem o segundo mais rico", detalhou.

Questionado sobre a retomada das cirurgias eletivas, o governador afirmou que avalia se o Hospital Metropolitano, que esta prestes a ser inaugurado em Lauro de Freitas, vai abrir as portas para procedimentos "normais". "É a minha angústia também. As outras doenças não tiraram férias por causa do coronavírus, mas precisamos destinar os leitos aos pacientes com covid-19. Estamos avaliando o comportamento da pandemia para decidir se o Hospital Metropolitano será aberto para cirurgias normais. No que depender de mim, sim, mas vai depender da queda da curva de contaminados no estado", avaliou Rui Costa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp