Coronavírus

Covid-19: Estudo afirma que Brasil está há 13 semanas com transmissão fora de controle

Divulgação/Fiocruz
Entre os 31 países no mundo que ainda apresentam contágio em expansão, a taxa mais alta é a de Israel   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Fiocruz

Publicado em 22/07/2020, às 15h30   Redação BNews



Um levantamento feito pelo centro de acompanhamento de epidemias do Imperial College, mostra que o Brasil é um dos cinco países sul-americanos que continuam sem controle da transmissão de coronavírus. Essa é a 13ª semana seguida, em que a taxa de contágio (Rt) brasileira está acima de 1, o que significa que a velocidade de infecção está crescendo. 

Segundo dados da instituição, no último domingo (19), o Rt calculado para o Brasil é de 1,01, o que mostra uma redução em relação à semana passada (1,03) e à anterior (1,11). De acordo com especialistas, a velocidade de transmissão pode variar bastante, já que o país é grande e diversificado.

Na semana passada, a OMS afirmou que o Rt brasileiro varia, geograficamente, de 0,5 a 1,5.

Segundo a Folha de S.Paulo, além do Brasil, apresentam transmissão acelerada a Argentina (1,3), a Colômbia (1,22), o Peru (1,05) e o Equador (1,01). A taxa da Venezuela é 1, e o contágio está perdendo força na Bolívia (0,99) e no Chile (0,85).

Entre os 31 países no mundo que ainda apresentam contágio em expansão, a taxa mais alta é a de Israel, com 1,51: cada duas pessoas transmitem o vírus para outras três, que por sua vez transmitem para mais 4,5 e assim por diante.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp